4 dicas para preparar sua loja e vender mais no início do ano

Se uma loja não vende, não consegue obter resultados positivos e nem mesmo se manter no mercado. Exatamente por isso, é preciso saber como vender mais no início do ano.

Por muitas razões, em certos segmentos do varejo, o início do ano tende a ser um período complicado. Os clientes estão pagando as contas feitas em dezembro e evitam novos gastos. Todavia, com a estratégia certa, é possível reverter esse cenário em favor da empresa.

Nos tópicos seguintes, apresentamos 4 dicas para preparar sua loja e vender mais no início do ano. Assim, poderá obter resultados superiores à média do mercado. Boa leitura!

1. Invista no seu pós-venda

Primeiro, aproveite o fluxo de clientes que já passaram por sua empresa nos meses anteriores. É hora de acionar o seu pós-venda, fazer ligações ou enviar e-mails para verificar se os clientes estão satisfeitos ― e, quem sabe, fechar mais vendas, não é mesmo?

Então, nossa primeira dica é: melhore seu pós-venda. Não perca o contato com os clientes e faça com que eles continuem com sua loja em mente. Assim, caso precisem de novos itens, certamente procurarão por você. Seu foco deve ser o de estabelecer um relacionamento.

2. Foque nas metas de conversão

Outro ponto importante é melhorar suas metas de conversão. Essas metas se referem ao funil de vendas, isto é, ao número de visitantes que se tornam efetivamente clientes da sua marca. Quanto maior o nível de conversão, melhor para o seu empreendimento.

É interessante focar na conversão porque o fluxo de clientes tende a ser menor no início do ano, então é possível oferecer um atendimento mais personalizado e fechar mais vendas. Ao converter mais visitantes em clientes, também poderá alavancar o seu faturamento.

3. Melhore o atendimento ao cliente

O início do ano é um momento perfeito para melhorar o seu atendimento. Toda a equipe está com energias renovadas e querem entregar melhores resultados. Além disso, como há um fluxo menor de clientes, é possível oferecer uma atenção mais individualizada.

Portanto, aproveite para treinar sua equipe, explicar boas técnicas de negociação, mostrar como podem gerar encantamento na venda e fidelizar os clientes. Além disso, envolva-se sempre em negociações do tipo ganha-ganha, nas quais você e seu cliente são beneficiados.

4. Não deixe de investir em publicidade

Em alguns casos, por conta de projeções pessimistas para o início do ano, os gestores deixam de investir em publicidade e ações de marketing. Esse é um grande erro. Como a concorrência já investe menos, é o momento ideal para destacar a sua empresa.

Em vista disso, aproveite o início do ano para reforçar suas ações de marketing, chamar mais a atenção dos clientes e usar os meios digitais em seu benefício. Crie campanhas com descontos especiais para o início de ano, como queimas de estoque.

Agora você está por dentro do assunto. É possível aproveitar o início do ano em seu benefício, melhorar o atendimento aos clientes e otimizar suas métricas de conversão. Pode até ser algo difícil, mas certamente não é impossível. Então, usa nossas dicas em seu favor.

Gostou do nosso artigo, correto? Aproveite para assinar nosso newsletter e receber novos artigos diretamente em seu e-mail. Vamos lá!

Powered by Rock Convert

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.