4 dicas para preparar sua loja e vender mais no início do ano
Se uma loja não vende, não consegue obter resultados positivos e nem mesmo se manter no mercado. Exatamente por isso, é preciso saber como vender mais no início do ano.
Por muitas razões, em certos segmentos do varejo, o início do ano tende a ser um período complicado. Os clientes estão pagando as contas feitas em dezembro e evitam novos gastos. Todavia, com a estratégia certa, é possível reverter esse cenário em favor da empresa.
Nos tópicos seguintes, apresentamos 4 dicas para preparar sua loja e vender mais no início do ano. Assim, poderá obter resultados superiores à média do mercado. Boa leitura!
1. Invista no seu pós-venda
Primeiro, aproveite o fluxo de clientes que já passaram por sua empresa nos meses anteriores para vender para eles. É hora de acionar o seu pós-venda, fazer ligações ou enviar e-mails para verificar se os clientes estão satisfeitos ― e, quem sabe, fechar mais vendas, não é mesmo?
Então, nossa primeira dica é: melhore seu pós-venda. Não perca o contato com os clientes e faça com que eles continuem com sua loja em mente. Assim, caso precisem de novos itens, certamente procurarão por você. Seu foco deve ser o de estabelecer um relacionamento.
2. Foque nas metas de conversão
Outro ponto importante é melhorar suas metas de conversão. Essas metas se referem ao funil de vendas, isto é, ao número de visitantes que se tornam efetivamente clientes da sua marca. Quanto maior o nível de conversão, melhor para o seu empreendimento.
É interessante focar na conversão porque o fluxo de clientes tende a ser menor no início do ano, então é possível oferecer um atendimento mais personalizado e fechar mais vendas. Ao converter mais visitantes em clientes, também poderá alavancar o seu faturamento.
3. Melhore o atendimento ao cliente
O início do ano é um momento perfeito para melhorar o seu atendimento. Toda a equipe está com energias renovadas e querem entregar melhores resultados. Além disso, como há um fluxo menor de clientes, é possível oferecer uma atenção mais individualizada.
Portanto, aproveite para treinar sua equipe, explicar boas técnicas de negociação, mostrar como podem gerar encantamento na venda e fidelizar os clientes. Além disso, envolva-se sempre em negociações do tipo ganha-ganha, nas quais você e seu cliente são beneficiados.
4. Não deixe de investir em publicidade
Em alguns casos, por conta de projeções pessimistas para o início do ano, os gestores deixam de investir em publicidade e ações de marketing. Esse é um grande erro. Como a concorrência já investe menos, é o momento ideal para destacar a sua empresa e vender mais.
Em vista disso, aproveite o início do ano para reforçar suas ações de marketing, chamar mais a atenção dos clientes e usar os meios digitais em seu benefício. Crie campanhas com descontos especiais para o início de ano, como queimas de estoque.
Agora você está por dentro do assunto. É possível aproveitar o início do ano em seu benefício, melhorar o atendimento aos clientes e otimizar suas métricas de conversão. Pode até ser algo difícil, mas certamente não é impossível. Então, usa nossas dicas em seu favor.
Gostou do nosso artigo, correto? Aproveite para assinar nosso newsletter e receber novos artigos diretamente em seu e-mail. Vamos lá!