Tecnologias essenciais ja acessiveis para pequenas empresas

7 tecnologias essenciais já acessíveis às pequenas empresas

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

As tecnologias para pequenas empresas são recursos capazes de transformar o modo como a rotina de trabalho acontece, atribuindo eficiência e produtividade em cada atividade. Sabemos que ainda existem alguns artifícios um pouco além da disponibilidade financeira desses negócios, mas nem por isso eles precisam ficar de fora dessas soluções.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os principais benefícios que a adoção de ferramentas com tecnologias podem proporcionar para o seu empreendimento e uma listagem das principais delas, para que você conheça cada uma. Está pronto para descobrir as principais tecnologias para pequenas empresas? Então, vamos lá!

Quais são os benefícios da tecnologia para o negócio?

Quer entender melhor como a sua empresa ganha com a adoção de novas tecnologias? Confira!

Mais receita

Existem, basicamente, duas formas de aumentar a lucratividade do seu negócio: vender mais e gastar menos. A tecnologia é uma ótima aliada em ambos os casos. Primeiro, porque a automatização de muitos procedimentos reduz custos com mão de obra, falhas, retrabalho e assim sucessivamente.

Depois, porque você já deve ter se dado conta do quanto alguns fatores bastante usuais hoje em dia, como o comércio eletrônico, por exemplo, ampliam as possibilidades de negócios. Antes, uma empresa que negociava localmente, agora pode vender para todos os estados do Brasil e, inclusive, fora dele. Além disso, as formas de pagamento por produtos e serviços estão cada vez mais diversificadas, do cartão de crédito ao bitcoin.

Qualidade da gestão

Você realmente não precisa saber tudo, mas precisa conhecer quem saiba ou, no caso dos pequenos negócios, o que saiba. Não entendeu? Imagine quanto tempo você levantaria para registrar, organizar, tratar, organizar e ainda criar relatórios sobre as informações relevantes para a gestão do seu negócio. Além de muito conhecimento, você precisaria de muito tempo livre para isso.

Com a ajuda das tecnologias, sua única função é alimentar os sistemas e corrigir as métricas através da criação de estratégias eficientes. Viu como é simples? Você abandona todo o trabalho mecânico e se concentra apenas nas decisões que realmente fazem a diferença para o futuro do negócio.

Automação de processos

Tarefas repetitivas não são apenas chatas de serem feitas. Elas são onerosas, tomam tempo e são passíveis de erros por exaustão. Investir em tecnologias que otimizam isso é uma questão de economia e também de qualidade nos processos. Além disso, se você tivesse que escolher entre colocar um funcionário preso ao retrabalho ou ter ele ajudando você a pensar, o que você preferiria?

Existem muitas soluções, que vão desde a simples atualização de dados cadastrais até o gerenciamento das vendas que podem ser afetadas com a simples integração dos sistemas e a automação de algumas tarefas. Hoje, com os algoritmos, tudo o que pode ser medido e reproduzido mecanicamente, pode ser programado e realizado pelas máquinas sem, necessariamente, custar uma fortuna.

Armazenamento de documentos

Dificilmente uma pequena empresa dispõe de espaço suficiente para armazenar grandes quantidades de documentos. Além disso, o prazo para que esses itens sejam guardados podem ser bem longos. Por isso, é importante contar com a digitalização e alguma ferramenta que ajude a solucionar o problema do espaço.

Adivinha quem faz isso para você? A tecnologia! Dê uma boa olhada em todos os arquivos que estão salvos no seu celular e computador. E agora imagine se todos esses itens fossem em versões físicas: fotos, CDs de músicas, documentos, livros e assim por diante. Essa é uma ótima solução para esse problema, não é?

Quais são as tecnologias que mais impactam na empresa?

Muito bem, sabemos que você já entendeu que a tecnologia é indispensável, inclusive para os pequenos negócios. Agora vamos conhecer quais são as soluções que podem alavancar a produtividade da sua empresa? Fique atento!

1. Tecnologia de Cloud computing

A computação na nuvem não é mais novidade, mas entra na lista de recursos fundamentais para pequenas empresas. Acabamos de conferir a importância de ter onde armazenar todos aqueles documentos que precisam ficar sob cuidados da empresa por um bom tempo. O cloud computing, ou computação na nuvem, é a ferramenta que faz isso para você.

Basicamente, ao utilizar o serviço de armazenamento na nuvem, você aluga um software de terceiro para salvar todos aqueles arquivos que são relevantes para a sua empresa. Assim, toda a estrutura fica por conta deles e não sua. Isso é muito importante, porque se você precisasse ter isso tudo na sua empresa, certamente você teria um custo bem alto.

2. Videoconferência

As reuniões pessoais podem significar um custo alto para a sua empresa. Quanto menor a estrutura do negócio, menor a equipe. Então, fica mais simples otimizar a comunicação interna. Agora, e a externa? Como fica se cada vez que você precisar contatar um cliente, parceiro ou fornecedor, tiver que se deslocar até ele, gastar com combustível ou outro transporte, hospedagem, alimentação e afins?

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

É exatamente por isso que as videoconferências estão se espalhando cada vez mais pelo universo das pequenas empresas. Seu objetivo é simples: unir pessoas que precisam conversar para resolver algum assunto. Portanto, bastará ter um computador ou celular com câmera e microfones adequados para realizar a chamada e fazer a reunião à distância.

3. Compartilhamento de dados com tecnologia

Você precisa muito de uma opinião sobre os dados que foram apresentados em uma planilha, então salva tudo em um pendrive e carrega o dispositivo até o computador do seu colaborador. Esse tipo de compartilhamento de informações já ficou para trás, afinal, é bem lento e nada funcional.

Em vez disso, existem muitos serviços (inclusive gratuitos) que permitem utilizar planilhas compartilhadas, cujas alterações podem ser acompanhadas e realizadas em tempo real por todos os usuários, de qualquer dispositivo móvel. E não é só isso. Qualquer documento pode ser compartilhado e editado dessa maneira, de forma simultânea, agilizando o trabalho sem a necessidade de uma troca de e-mail sequer.

4. Softwares integrados de gestão e tecnologia

Integração de dados é a bola da vez entre as tecnologias para pequenas empresas. Por isso, os softwares integrados de gestão ganham mais e mais espaço. Eles são essenciais para melhorar a visão sobre o negócio, entender o seu funcionamento sistêmico, tornar os processos mais inteligentes, abordar todos os aspectos — das finanças ao relacionamento com o cliente.

Basicamente, todos os seus setores podem ser interconectados e, embora não funcionem todos em um mesmo software, contam com a possibilidade de aproveitar as informações um do outro para otimizar a análise da empresa e a tomada de decisões. Isso não representa apenas uma grande economia, mas uma melhora exponencial no desempenho do negócio.

5. Mídias digitais

Faça uma busca rápida pelo nome dos seus três principais concorrentes nas redes sociais mais utilizadas hoje em dia. Eles estão lá. As empresas mais conhecidas que você admira e toma como modelo, estão nas mídias digitais. Elas têm site, perfil social, um canal de contato direto com o cliente e investem em conteúdo.

Com a internet e com tecnologias, você tem a oportunidade de ficar cara a cara com o seu cliente todos os dias, melhorar o seu relacionamento, atribuir valor a sua marca, oferecer conteúdos e soluções, encantar.

Além disso, esse é o modo mais barato e simples de demonstrar para o seu público uma versão humanizada do seu negócio. Isso sem falar no potencial de divulgação por meio dos anúncios pagos.

6. Big data

Qual é a sua tática para conhecer o seu público-alvo? Como você faz para entender as necessidades e desejos dos seus clientes? Que estratégias você utiliza para se antecipar e decifrar o comportamento de compra dos seus consumidores? Parece que estamos falando em algum dom sobrenatural? Pois, não estamos.

Existe um modo específico de descobrir como o seu cliente escolhe os produtos que consome com base no seu comportamento na internet. O nome disso é big data — um banco de dados gigantesco coletando informações públicas de tudo o que está online sobre todas as pessoas.

Todos esses fragmentos são varridos e organizados em informações valiosas para a sua empresa. Se você quer otimizar seu marketing, esse é o caminho.

7. Treinamentos online

Não importa se a sua empresa tem um ou cem funcionários. A sua equipe determina a qualidade das suas entregas. Por isso, você precisará investir no desenvolvimento das pessoas. Isso geralmente é um processo caro, afinal, além do treinamento, você tem despesas com infraestrutura, deslocamento, alimentação e assim por diante.

Por isso, os treinamentos online otimizam essas tarefas, flexibilizam horários, reduzem custos e garantem o aperfeiçoamento do seu time. Pequenos negócios contam com diversas soluções de cursos gratuitos e outros treinamentos pagos. Por isso, vale dar uma busca na internet e encontrar a solução ideal para a sua empresa.

Quais são as soluções da NeoPag?

Já imaginou deixar todas as tarefas chatas e complicadas de lado para se concentrar no que você realmente ama no seu negócio? A NeoPag tem soluções e tecnologias capazes de revolucionar qualquer empresa. Confira alguns dos nossos serviços:

  • análise de crédito dos clientes;
  • controle e gerenciamento do crédito próprio;
  • cobrança automática por e-mail, SMS e ligações;
  • aplicativo de vendas e gestão pelo celular;
  • cartão de crédito digital da sua loja;
  • sugestão de consumidores com base no perfil e localização.

E o mais importante: o sistema funciona de forma extremamente simples e eficiente.

Se você quer adotar a tecnologia para pequenas empresas, conheça melhor as nossas opções, converse conosco!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!