Técnicas de cobrança_veja_dicas_e_técnicas

Técnicas de cobrança: 3 dicas de como cobrar os clientes.

Veja a atualização desse texto no link abaixo:
https://blog.neopag.com/veja-aqui-5-boas-maneiras-de-como-evitar-calotes-de-clientes/

Você sabe como cobrar o seu cliente?
Conheça algumas dicas para ajudar na cobrança.

Toda loja está passível de ter clientes inadimplentes, ainda que, hoje, existam ferramentas e plataformas digitais para evitar ou minimizar isso. Mesmo assim, quando você percebe que algum consumidor está devendo, o jeito é “correr atrás” e cobrar pelas dívidas, de preferência, utilizando algumas técnicas de cobrança.

Afinal, se trata de um momento delicado, em que é preciso cautela e saberia na hora de negociar para não afetar o relacionamento comercial, a perda do cliente e, até mesmo, dores de cabeças maiores pela falta de pagamento.

Pensando nisso, preparamos umas dicas infalíveis sobre técnicas de cobrança realmente eficientes. Vamos conferir?

Conheça algumas técnicas de cobrança para lojas

1. Tenha empatia

Entre as técnicas de cobrança mais recomendadas está o bom uso da empatia, ou seja, é você se colocar no lugar da pessoa e tentar entender suas dores, motivos e causas para aquela situação. Dessa forma, fica mais fácil colaborar e trabalhar de forma mais humana, reconhecendo as suas realidades e buscando alternativas mais inteligentes e estratégicas para a quitação da dívida.

Para isso, busque uma relação mais próxima com o cliente, permita-se ouvi-lo, expor suas dificuldades e, até mesmo, propor alguma sugestão.

2. Seja flexível

Na maior parte das vezes, o cliente quer se livrar das dívidas, porém, pode encontrar obstáculos e barreiras para isso. Quando a sua loja não se flexibiliza ou oferece alternativas diversas, pode gerar prejuízos para ambas as partes. E não é essa a ideia, concorda?

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Sendo assim, ao entender melhor a atual situação do cliente, procure negociar, de forma a facilitar o pagamento e que seja bom para os dois lados. Não crie dificuldades ou padrões de cobrança! Seja flexível e permita personalizar cada inadimplência, conforme o perfil e a situação do consumidor.

3. Capacite a sua equipe

Para se trabalhar bem as técnicas de cobrança, é essencial que sua equipe seja capacitada. Afinal, a ideia principal não é apenas cobras, mas sim negociar. Com isso, busque criar uma política interna de cobranças por inadimplência, treine os tipos de diálogos, use bem os canais de comunicação para não se tornar inconveniente e aja sempre com consciência e profissionalismo.

Saiba como evitar a inadimplência na sua loja

Bom, além das dicas de técnicas de cobrança, antes de tudo, o ideal seria evitar ou minimizar casos de clientes devedores, não é mesmo? Uma das formas mais viáveis para isso é trabalhando com um crediário próprio. Afinal, essa estratégia permite aumentar as vendas do seu negócio e, ao mesmo tempo, permite conhecer melhor com quem você está negociando.

Hoje em dia, existem ferramentas online chamadas de crediário digital, no qual seu estabelecimento contrata um plano mensal e, por meio do computador ou mesmo do celular, consegue analisar e avaliar o perfil do cliente, se ele tem ou não crédito, nome sujo e boas referências no mercado, em questão de segundos.

Com isso, você pode oferecer mais uma forma de apagamento, aumentar o faturamento da loja e ter mais segurança e garantia de saber quem está comprando!

Enfim, essas foram algumas técnicas de cobrança para pequenas lojas, além de uma dica infalível, prática e moderna de garantir mais segurança e mais vendas para o seu estabelecimento, de forma saudável para o negócio e sem se preocupar com dores de cabeça futuras.

Curtiu? Então, não deixe de ler também nosso próximo post e entenda qual a importância de checar as referências comerciais dos seus clientes.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!