Entenda agora como funciona o Score de crédito do Serasa e o seu cálculo

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Antes de realizar a liberação de crédito, instituições financeiras analisam o cliente de várias formas, além da capacidade de realizar o pagamento da dívida até o final.

O score de crédito é uma das informações avaliadas, sendo um recurso que, por meio de alguns dados, calcula a chance de um cliente ser ou não um bom pagador.

Muitas pessoas já tiveram a análise de crédito recusada no momento de efetuar uma compra ou um empréstimo financeiro devido a sua pontuação baixa nesse parâmetro.

As instituições que oferecem o crédito utilizam-no para rastrear o histórico financeiro do cliente e então decidir se liberaram o valor requerido. Você sabe como funciona o score de crédito e como é feito seu cálculo? Continue a leitura e saiba mais!

O que é o score de crédito do Serasa e como ele funciona?

Trata-se do resultado do relacionamento de uma pessoa com o mercado de crédito.

O score de crédito do Serasa está disponível para consulta on-line, possibilitando que apenas o próprio consumidor tenha acesso a sua pontuação. Pode ser avaliado no momento da consulta, levando em consideração os dados disponíveis na base de dados.

Se o consumidor pagar suas contas em dia, limpar o nome, mantiver dados cadastrais atualizados e tiver o cadastro positivo, a pontuação pode aumentar.

O fato é que o valor de cada dado do Serasa Score é determinado de acordo com uma análise do histórico de grupos de pessoas.

Esses grupos são formados por pessoas com informações financeiras parecidas. Dessa forma, é possível avaliar os resultados conquistados por um determinado cliente com outros que sejam do mesmo grupo para realizar o cálculo do score de crédito. A pontuação é de 0 a 1.000 pontos, sendo que:

  • até 300 pontos existe um alto risco de inadimplência;
  • entre 300 e 700 há um médio risco;
  • acima de 700 pontos existe risco para quem acumula pontuação.

Como ele é calculado?

O processo tem medidores estatísticos que determinam se o pretendente é ruim ou bom pagador. Então, é tomada a decisão de rejeitar ou aceitar o pedido de crédito ao analisar a probabilidade de o indivíduo honrar ou não o compromisso.

A faixa etária é o primeiro critério para realizar o cálculo do score de uma pessoa. Pessoas mais novas, entre 18 e 30 anos, apresentam uma pontuação inferior à das que têm mais de 50, pois estão no começo da sua carreira financeira e não existem dados suficientes para saber se ela é ou não uma boa pagadora.

Pontos Positivos no Score

A utilização de serviços financeiros — cartões de crédito, seguros, empréstimos, planos de saúde — somam pontos no cálculo do score. Quando você utiliza os serviços financeiros de forma correta, realizando os pagamentos em dia, tem registros positivos em seu cadastro, fazendo com que as empresas aumentem a confiança em você.

Por fim, é muito importante analisar o score de crédito, pois ajuda a reduzir a inadimplência. Ele apresenta índices estatísticos de riscos para organizações dos mais variados ramos. Além disso, assegura mais segurança para as empresas, ajudando a evitar negócios com quem pode trazer riscos às finanças.

Mas apenas o score não é suficiente

Nos processos modernos e mais confiáveis de análise de crédito o score é apenas uma das variáveis utilizadas, muitas outras informações são consideradas como por exemplo o comportamento de compra em determinados estabelecimentos e mesmo informações do comportamento do consumidor em redes sociais.

Por isso, os chamados “motores de crédito” analisam, muitas vezes com ajuda de inteligência artificial, um grande número de informações para liberar ou não uma linha de crédito.

Entendeu como funciona o score de crédito do Serasa e como realizar seu cálculo? Então, aproveite para ler outro post e conhecer o Score de Confiança da Neopag, um motor de crédito especializado nas dinâmicas do comercio do interior do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!