3 Dicas Essenciais para a Relação com os Fornecedores

Para qualquer loja do mercado à varejo, o contato com os fornecedores é muito constante. Mas essa relação muitas vezes pode entrar em conflito por diversos motivos, como prazos, preços, falhas de comunicação, atrasos de entrega entre outros. Por isso, manter uma boa relação com os fornecedores é essencial para o estabelecimento comercial, pois qualquer  falha no processo pode impactar diretamente na produtividade e nos resultados do negócio. Em vista disso, criar um relacionamento saudável com os fornecedores é importante para não só para o lojista mas para o fornecedor que também quer fidelizar seus clientes.

Para ajudar você, criamos uma lista com 3 principais dicas de como manter um contato benéfico entre lojista e fornecedores. Confira!

1. Estreite a relação

Criar um vinculos com os fornecedores é uma ótima estratégia para melhorar a qualidade dos serviços/produtos e diminuir os riscos para as lojas. Mas para isso, é preciso ter algumas atitudes importantes, como: pensar na relação em longo prazo, se comprometerem e passar confiança um ao outro, garantir chances de fazer negociações mais lucrativa, entre outros comportamentos que gere conforto ao fornecedor. Mas  lembre-se, para isso dar certo as negociações devem ser vantajosas para ambos os lados, por isso as vezes é bom se colocar no lugar do fornecedor e entender o lado dele. Além disso, é fundamental estar sempre em dia com as obrigações acertadas. São essas atitudes que despertam o gatilho para construir uma relação construtiva e garantir que no futuro a loja consiga vantagens, como exclusividade para um determinado produto, melhores prazo de pagamentos, e preços mais acessíveis.

2. Crie uma carteira diversificada de fornecedores

Trabalhar com mais um fornecedor é normal no mercado a varejo, isso porque os comércios devem sempre ter um plano B, e talvez até um plano C em certos casos. Depender de fornecedor não é uma prática interessante para as comércios, principalmente aquele que não possuem uma grande variação de produtos. Ter uma carteira diversificada fornecedores e com boa relação com todos  é super importante, pois no caso de um imprevisto com o “fornecedor principal” é possível acionar outros. Além disso, com isso a loja acaba criando uma concorrência saudável entre os fornecedores, e que pode ser benéfica para o estabelecimento, já que um vai querer vender mais que o outro. 

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

3. Alinhe os processos

Organização é a palavra chave para isso. Para conseguir um processo bem alinhado com os fornecedores, primeiramente, é preciso ter uma boa organização e controle interno. Pois se a sua loja não está com os processos azeitados, com os fornecedores será muito mais difícil. Quando a internamente tudo está nos eixos e funcionando com eficiência é muito mais simples e fácil organizar os processos com os fornecedores, tanto na parte de logística, (pedidos, entregas, etc. ) como também na parte financeira (prazos e pagamentos). Tornando a maneira de trabalhar com os fornecedores mais dinâmicas. 

Como é a sua relação com os fornecedores? Conte para nós!

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Veja também nossos outros posts:
Como vender para clientes desbancarizados?
Como ser um Profissional Autônomo de Sucesso?
Conheça os 6 perfis mais comuns de clientes!
Como lucrar com a inadimplência?

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!