guia-neopag-essencial-dicas-e-passos-para-reabertura-do-comércio

Guia para planejar a reabertura do comércio e dos pequenos negócios

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Guia Essencial para estruturar o plano de reabertura do comércio

guia-essencial-reabertura-do-comércio-e-dos-pequenos-negocios

As Etapas e Dicas para planejar a reabertura do comércio e dos pequenos negócios

Aqui estão as etapas e dicas que você pode executar para se preparar para o momento da reabertura do comércio.

O surto e espalhamento de COVID-19 fez com que muitas pequenas empresas e comércios fechassem suas portas, e provavelmente o seu negócio também foi afetado…

Mas a boa notícia é que muito em breve, você poderá reabrir o seu negócio. Os municípios, governos locais e o governo federal estão começando a explorar e planejar como será a reabertura da economia e qual será o novo normal.

Grandes cidades do país como São Paulo, Maranhão , Santa Catarina, Goiás, Brasília e Minas Gerais já estão começando a planejar a flexibilização e reabertura do comércio e também da economia.

Entretanto, enquanto isso vai sendo desenhado e planejado oficialmente, abaixo estão as 4 etapas essenciais para seguir em frente e te preparar para a reabertura.

Por que o seu negócio deve ter um
plano de reabertura?

Reabrir sua empresa após o isolamente não é como abrir uma empresa pela primeira vez. Há novas considerações a serem feitas e processos a serem implementados que mudarão a maneira como seus negócios operam.

Como existe muita complexidade quando se trata de reabrir depois que um isolamento é definido, ter um plano bem documentado e bem planejado com antecedência pode ajudar a abrir suas portas e começar a coletar receitas mais rapidamente quando chegar a hora.

As etapas desse plano de reabertura do comércio devem constar: da reabertura do ponto comercial à reorganização da equipe, da atenção especial com os cuidados de higiene à comunicação com os clientes

Etapas para escrever um
plano de reabertura

1. Faça um balanço do que aprendeu
sobre o seu negócio.

Enquanto sua empresa está fechada, você pode ter tempo para observar e refletir sobre o novo cenário em que sua empresa voltará.

  • O que você aprendeu sobre sua empresa, seus funcionários e seus clientes durante esse período?
  • O que você aprendeu com outras empresas do seu setor ?
  • Existem novos processos que você pode implementar para melhorar seus negócios? Novos produtos que você gostaria de oferecer?

Faça um balanço desses aprendizados e encontre maneiras de melhorar quando reabrir. Você pode sair desse isolamento com um novo modelo de negócios ou apenas fazer alguns ajustes no seu atual. É importante fazer um tempo para refletir e decidir como a sua empresa pode evoluir primeiro, pois ela ditará seu plano de reabertura.

2. Liste suas áreas de foco.

Depois de fazer um balanço de algumas das coisas que aprendeu e das mudanças que você pode fazer, é hora de planejar a reabertura do comércio ou do seu negócio de maneira mais concreta. A maneira mais fácil de fazer isso é dividi-lo em áreas de foco pertinentes ao seu negócio.

As áreas escolhidas devem ser específicas para o seu negócio, mas aqui estão algumas para você começar:

  • Finanças
  • Cadeia de Suprimentos
  • Ponto físico
  • Remessa e logística
  • Colaboradores
  • Mudanças regulatórias
  • Clientes
  • Marketing e Comunicação

3. Crie um plano e planejamento para
cada área de foco.

Seu plano da reabertura do comércio para cada área de foco deve ser específico ao modo como você planeja operar seus negócios daqui para frente.
Aqui está um formato que você pode seguir e perguntas que você pode fazer para começar.

Finanças: 

Aqui você pode detalhar quais ativos financeiros você possui hoje, sua liquidez e o valor total que você possui no banco para reiniciar seus negócios. Depois, você pode calcular quanto dinheiro precisará para reabrir. Esse cálculo pode ser dividido em itens de linha menores (suas áreas de foco) para mostrar quanto você precisará financiar cada área para abrir totalmente seus negócios. Se esses números não corresponderem, tudo bem.

A partir daqui, você pode determinar onde poderia fazer cortes ou alterações em potencial ou encontrar financiamentos que funcionem para o seu negócio.

Algumas perguntas sobre finanças,
podem te ajudar na orientação deste processo:

  • Devo esperar que o custo de qualquer um dos meus itens de linha mude devido a mandatos de isolamento no local?
  • Como registrar minhas despesas daqui para frente se precisar relatar minhas finanças a um credor?
  • Se eu decidir mudar meu modelo de negócios, que tipo de mudança de receita posso esperar ao reabrir?
  • Existe algum processo em torno de pagamentos ou financiamento que eu possa alterar?

Cadeia de suprimentos

Aqui você deseja fornecer detalhes sobre a quantidade de suprimentos necessários para a sua reabertura, quaisquer novos suprimentos que você possa precisar e a logística de obter esses itens. Como muitos de seus fornecedores também podem precisar interromper a produção, convém ter um plano de backup para o caso de não conseguir todos os suprimentos necessários a tempo de sua reabertura.

Algumas perguntas sobre a cadeia de suprimentos,
podem te ajudar na orientação deste processo:

  • Vou trocar de fornecedor dos meus produtos quando reabrir?
  • Qual é a melhor alternativa se eu não conseguir esse item?
  • Com quanto tempo de antecedência entrarei em contato com meus fornecedores para solicitar os meus suprimentos?
  • Existe alguma nova logística na obtenção de suprimentos que eu deva levar em consideração?

Ponto físico: 

Aqui você deseja listar quais localizações físicas planeja operar. Se você é uma empresa com vários locais, precisará desenvolver um plano de reabertura especificamente para cada um dos seus locais, pois locais diferentes têm regras diferentes quando se trata restrições de isolamento no local.

Algumas perguntas sobre seu ponto físico,
podem te ajudar na orientação deste processo:

  • Preciso fazer alterações no local físico ou na forma como meu local é configurado para garantir a segurança de meus clientes e funcionários?
  • Há alguma melhoria que eu queira fazer no meu ponto físico para se adaptar a um novo procedimento ou modelo de negócios?
  • Quais sinalizações ou avisos preciso postar na frente da minha localização?

Remessa e logística: 

Aqui você irá documentar quaisquer novos procedimentos para remessa e logística que possam ser necessários para acomodar ao reabrir. Isso é particularmente importante se você estiver fazendo alterações nos seus negócios, que dependerão mais de remessas , retirada na calçada ou entrega para alcançar seus clientes de novas maneiras quando você reabrir.

Algumas perguntas sobre remessa e logística,
você pode se orientar neste processo:

  • A reabertura depende da ativação de uma nova maneira de alcançar os clientes?
  • Quais são as novas regras para remessa e logística na minha região geográfica?
  • Que mudança de receita posso esperar?
  • Há novas expectativas de clientes que devo definir em relação à forma como fazemos o transporte e a logística?

Força de trabalho/Equipe: 

Aqui você deve documentar um plano para recontratar, encerrar licenças ou trazer trabalhadores remotos de volta para um local físico.
Por outro lado, se a maneira como você está alterando seu modelo de negócios não exige um local físico, você precisará desenvolver um plano para os funcionários trabalharem remotamente.

Ao criar um plano para sua força de trabalho, leve em consideração as recomendações das autoridades e as leis em sua cidade.

Algumas perguntas sobre a força de trabalho,
podem te ajudar na orientação deste processo:

  • Qual equipamento (por exemplo, máscaras, barreiras físicas, luvas, termômetros) eu preciso fornecer para garantir que meus funcionários estejam seguros?
  • Quais procedimentos e protocolos (por exemplo, medição de temperatura, lavagem das mãos, utilização de máscaras, distanciamento de pelo menos 1 m entre os funcionários) terei em prática para garantir que os funcionários estejam seguros?
  • O que meus funcionários precisam para se sentir seguros no trabalho?
  • Se o meu funcionário não quiser voltar ao trabalho ou não puder devido a uma doença, qual será minha política e posicionamento?

Mudanças regulatórias: 

Durante o surto de COVID-19, muitos setores viram grandes mudanças regulatórias que afetam a maneira como as empresas operam. Você precisa fazer um balanço disso e elaborar planos para novos regulamentos em seu setor ou setores paralelos ao seu negócio.

Algumas perguntas sobre regulamentos,
podem te ajudar na orientação deste processo:

  • Como vou ficar em dia com as mudanças nos regulamentos do meu setor?
  • Estou pronto para mudar devido a alterações regulatórias, se necessário?
  • Qual o impacto na receita posso esperar por causa dos novos regulamentações?

Clientes:

Quando se trata de seus clientes, você precisa pensar sobre a segurança deles, gerenciar as expectativas e a comunicação. Existem regulamentos prováveis ​​da sua região local que você precisará seguir quando se trata de manter o distanciamento social e exigir máscaras e proteções que você deve levar em consideração ao planejar a reabertura.Você também deve ter em mente as melhores práticas e o que faz sentido para os seus negócios além do necessário.

Em seguida, você pode fazer um plano de comunicação para informar aos clientes o que será necessário(por exemplo: não entrar na loja sem higienizar suas próprias sacolas, obrigação da utilização de máscara e do uso de álcool gel ou até mesmo medição da temperatura dos seus colaboradores, e clientes ).

Você também pode e deve comunicar quaisquer alterações em seu modelo de negócios, como novas ofertas de produtos ou novas formas de os clientes interagirem com você, como por exemplo:

A estratégia de comprar online e retirar o produto na loja (diminuindo assim o tempo de exposição e agilizando a compra) ou implantação de wifi inteligente na sua loja ou comércio para se comunicar com seu cliente

Algumas perguntas sobre os clientes
podem ser feitas para orientar esse processo:

  • Quais são as novas políticas necessárias para garantir a segurança do cliente e do funcionário?
  • Existem novas maneiras de meus clientes se envolverem com meus negócios sob novos regulamentos?
  • Meus clientes têm novas necessidades com as quais eu posso ajudá-los?
  • Quais as formas de pagamento que podem ajudar os meus clientes nesse momento de crise econômica?

Marketing e Comunicação

O mundo mudou, e entender o novo normal será o grande desafio. Essa é uma frase repetida exaustivamente desde que os efeitos da pandemia iniciaram e se intensificaram, e essa frase deve ser o lema e o argumento a ser utilizado para seguirem adiante.

O marketing e a comunicação se tornam essenciais para informar seus consumidores e clientes sobre as mudanças que ainda virão durate a reabertura do seu comércio ou pequeno negócio.

Confira algumas dicas que podem te ajudar:

  • Aprenda a vender de forma não presencial por aplicativos, a tendência é que no início as pessoas e consumidores sairão menos a rua;
  • Pense em formas alternativas de se aproximar e fidelizar o seu consumidor, por exemplo as Sacolas Delivery
  • Ofereça descontos e condições especiais, no início  frequência de vendas importa mais que a % de lucro;
  • Use o Marketing Digital para divulgação e utilize ferramentas de geolocalização como o Google Meu Negócio;
  • Faça parcerias com apps de transporte para distribuir cupons ou vouchers;
  • Crie um site ou uma estrutura digital (marketplace) para vender de forma não presencial via Facebook, Instagram e WhatsApp ou Marketplace
  • Utilize boas imagens e invista em histórias positivas nas suas redes sociais, os seus consumidores querem e precisam de esperança;
  • Melhore e evolua o seu cadastro de clientes e cadastro de vendas;
  • Faça vídeos no Youtube ou no Instagram como uma forma de se relacionar com os seus clientes e contar boas histórias

*É importante que você saiba, as dicas acima não são receitas de bolo, elas devem ser pensadas e analisadas no contexto de cada empresa ou negócio.

4. Monte uma equipe para ajudá-lo a gerenciar sua reabertura.

Por fim, é importante saber, você não precisa realizar a reabertura do seu comércio sozinho(a).

Reúna os colaboradores da equipe para gerenciar cada área de foco e responsabilize-os pela execução do plano com sucesso. Para ajudar na coordenação, você pode agendar reuniões virtuais regularmente para discutir o progresso e a prontidão para reabrir suas portas.

Enquanto você planeja, fique atento como algumas coisas mudarão à medida que as ordens de isolamento estiverem se afrouxando e os governos locais e estaduais liberando a reabertura,

O melhor que você pode fazer é se preparar à medida que aprende mais e mantém seus negócios e sua equipe ágeis para enfrentar a situação e superar com muito foco, força e determinação.

Eai, o que você achou do Guia e das Dicas que abordamos no texto?

Gostou do Guia de Reabertura do Comércio?

Curta para ajudar
Comente para deixar a sua opinião
Compartilhe para esse conteúdo chegar e ajudar mais pessoas

A solução completa para a gestão do crediário na sua loja!
Aumente suas vendas e fidelize seus clientes de uma forma inovadora! Cuidamos de tudo pra você vender mais com segurança.
Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!