Provisão de Devedores Duvidosos: qual a importância?

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Tem certas ocasiões que todo lojista se pergunta: será que vale a pena vender um produto para determinado cliente? Afinal, há sempre um risco de inadimplência e, por esse motivo, é fundamental se realizar uma provisão de devedores duvidosos, justamente, para confirmar se aquela pessoa está apta ou não para garantir os pagamentos da compra.

Sendo assim, como bons especialistas em crediário online que somos, resolvemos preparar este post para ajudar você, lojista, a calcular uma PDD (Provisão de Devedores Duvidosos) e evitar dores de cabeça com possíveis clientes inadimplentes. Vamos conferir?

O que é uma provisão de devedores duvidosos?

A PDD nada mais é do que uma provisão de valores contra uma possível inadimplência dos consumidores.

Ela envolve, basicamente, o setor de vendas e o de cobrança, tendo em vista que o cálculo depende muito de estimativas de pagamentos, sendo necessária assim, a presença dos colaboradores que estão, diretamente, em contato com o público e que conseguem projetar negociações ideais para a quitação dos valores.

Já na contabilidade, esse conceito é mais conhecido como PECLD (Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa).

Em resumo e de forma básica, seria uma reserva de garantia que a loja separa para cobrir qualquer necessidade financeira, em caso de algum cliente atrasar ou, até mesmo, não pagar pelas suas parcelas.

Como calcular a provisão de devedores duvidosos?

Antes de tudo, é importante entender que uma “provisão” nunca será exata, podendo cobrir valores por completo ou apenas partes deles. Sendo assim, se trata de um cálculo próximo àquilo que a sua loja prevê como necessário, ok?

Vamos lá! Na prática, há diversas formas de se calcular o PDD. A primeira é pegar credor por credor e analisar, detalhadamente, seus históricos de compras e de faturamentos. Outra forma é por meio de uma porcentagem sobre o saldo a receber, que geralmente é definida pelo administrador, seguindo uma média anual ou comum no mercado.

Por fim, outra forma de fazer uma provisão de devedores duvidosos é por meio de uma média ponderada sobre as perdas dos anos anteriores, sendo esta, a mais utilizada pelas empresas.

Como mensurar essas informações em sua loja?

Agora que você sabe a importância de se fazer uma provisão de devedores duvidosos e quais as formas mais recomendadas para tal, é hora de facilitar e colocar os números no papel.

Certamente, se a sua loja ainda insiste em processos manuais, fazer um cálculo de PDD será mais lento e, cá entre nós, nem sempre muito confiável. Já quem está atento às tendências e ao uso de tecnologias, esse procedimento pode ser rápido, seguro e extremamente eficiente.

É o caso do uso de um crediário digital, que além de analisar e avaliar o perfil do cliente de forma online e na hora da negociação, ainda possibilita mensurar dados, acompanhar os recebimentos e fazer toda a gestão necessária das cobranças, sem dificuldades e por meios modernos e automatizados.

Enfim, essas são nossas dicas e informações sobre a importância de se trabalhar com uma provisão de devedores duvidosos e como essa estratégia garante um suporte financeiro, em caso de possíveis inadimplências.

Por fim, vale reforçar que o uso de tecnologias específicas é fundamental para qualquer lojista hoje em dia, auxiliando em todo o trabalho de gestão e, de quebra, possibilitando o aumento do faturamento.

Gostou? Se você quer entender melhor como a tecnologia pode ajudar na sua provisão de devedores duvidosos, evitar a inadimplência e ainda aumentar suas vendas, então, não deixe de conferir nosso próximo post e saber como funciona a Neopag.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!