Como ser um Profissional Autônomo de Sucesso?

Uma das profissões que mais cresce no Brasil, sem dúvidas, é de vendedor autônomo. Seja por causa da crise do país que causou muitos desempregos, mas também por causa da flexibilidade do trabalho. São diversos as opções de produtos que podem ser vendidos, como roupas, acessórios, cosméticos, doces, utensílios, entre outros. Mas para ter êxito nesta profissão é necessário muita dedicação, um ótimo planejamento, bons preços, produtos diferenciados, atendimento personalizado e com certeza, uma boa rede de contatos. 

Por isso, vamos pontuar as principais dicas para se tornar um profissional autônomo de sucesso. Confira!

PLANEJAMENTO

Fazer um bom planejamento é o ponta pé inicial para qualquer negócio. Se você ainda não trabalha autônomo, mas quer começar, a primeira coisa que deve fazer é definir dois pilares principais: quais os produtos serão vendidos e qual o seu público-alvo. Depois de resolvido essa primeira fase, podemos nos preocupar com alguns pontos secundários, mas não menos importantes, como: fazer uma pesquisa de mercado, para entender qual é o cenário que você vai atuar; verificar a concorrência, para ver o que estão vendendo, por qual preço e quais estratégias que estão utilizando. E como todo bom negócio, é necessário fazer um orçamento com uma estimativa dos custos. Com essas informações em mãos será possível projetar seus objetivos, traçar metas para alcançá-los, atrair clientes e expandir os negócios.

Mas se você já trabalha na área e quer algumas dicas de como aperfeiçoá-lo ainda mais, uma sugestão é incluir o planejamento na rotina semanal ou mensal, de forma simples mas bem eficazes. Por exemplo, organizando estratégias para o próximo período, atualizando a planilha de clientes e fazendo o controle de peças. Além disso, uma Uma boa dica é estabelecer horários de trabalho, dessa forma o profissional não se desgasta e continua fazendo seus atendimentos na melhor performance.

IDENTIDADE

Todo vendedor autônomo precisa ter uma identidade, isso é essencial para expandir seus negócio, a rede de relacionamento e torná-lo conhecido. Hoje os principais canais de comunicação são as redes sociais, por isso use e abuse delas. Para dar mais credibilidade ao seu negócio faça um perfil comercial e crie uma página para divulgar seus produtos. Estes canais não possuem custo algum e é uma ótima maneira para se comunicar diretamente com os clientes, e também atrair novos olhares e realizar vendas. 

A identidade deve abranger todas as etapas da venda, por isso, não foque apenas em conseguir a venda, mas faça também cartões de visita, para dar para clientes, e não se esqueça da padronização de mostruários e embalagens. Esses são apenas alguns pequenos detalhes, mas são muito notados pelos clientes. 

RELACIONAMENTO

A venda direta sempre foi um trabalho muito de boca-a-boca. Hoje, existem as redes sociais que ajudam a propagar a marca, porém  ter uma boa rede de relacionamento é fundamental para dar certo. Entretanto existem alguns quesitos que são essenciais para conseguir essa rede, são eles: profissionalismo, pontualidade, simpatia. Pois é com bom um atendimento que se fideliza os clientes e faz com que eles indiquem para amigos, familiares e conhecidos, aumentando ainda mais a rede de relacionamento da marca.

Além disso, por ser um serviço presencial, o cuidado com a aparência é muito importante, pois a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Você já é um profissional autônomo?

Conheça a Neopag, todos os nossos recursos e veja como podemos ajudar a aumentar suas vendas, fidelizar seus clientes e controlar a inadimplência. Acesse neopag.com e confira!

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Visite também nossos post:
Conheça os 6 perfis mais comuns de clientes!

Você segue as orientações de limite de crédito para seus clientes? Entenda as consequências!

Otimize seu tempo e economize dinheiro!

Como lucrar com a inadimplência?

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.