Prevenção de Perdas

Prevenção de perdas no varejo

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Podemos considerar como perda no varejo, qualquer evento que tenha impacto negativo na lucratividade do negócio.

Nesta série de artigos abordaremos em profundidade os principais tópicos de prevenção de perdas no varejo, que contribuirá para a redução desses custos e ainda aumentar o faturamento da sua loja.

Os impactos de não dar a atenção devida à prevenção de perdas pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio. E as perdas podem aparecer de diversas formas. Segundo estudos da ABRAS, GPP, Provar-FIA e Nielsen as perdas no varejo brasileiro estão distribuídas conforme gráfico abaixo:

image » Neopag
Distribuição das perdas

Nesta série abordaremos os seguintes tópicos:

  • Como evitar perdas no projeto de uma loja
  • Como evitar perdas na operação da loja
  • Como implantar um programa de prevenção de perdas
  • Principais tipos de perdas no varejo

No post de hoje abordaremos:

Prevenção de Perdas no Projeto de uma Loja de Varejo

Existem 4 pontos que precisam ser observados num projeto de uma loja física sob a ótica de prevenção a perdas:

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert
  1. Localização
  2. Layout
  3. Tipos dos móveis e expositores
  4. Dispositivos de segurança

1 Localização – Antes mesmo de abrir uma loja já é possível fazer escolhas baseadas na prevenção de perdas. Recomenda-se fazer uma pesquisa prévia da incidência de furtos e roubos na vizi- nhança do imóvel em que se pretende instalar o negócio. Observe a qualidade da iluminação pública e proximidade de delegacias e postos da polícia militar, fatores que influenciam na segurança do estabelecimento.

2 Layout – Um bom layout é aquele que consegue organizar o fluxo de clientes e aproximá-los da maior gama de produtos possível. Da mesma forma, para previnir perdas, o layout deve favo- recer ampla visualização de todas as áreas da loja. Em geral os pontos cegos ou encobertos do layout são, ao mesmo tempo, ruins para a venda de produtos, e favoráveis a perdas por furtos ou rupturas.

3 Tipos dos móveis e expositores – A escolha dos móveis e expositores devem seguir os mes- mos cuidados do projeto do layout. Elemen- tos muito altos que dificultam a visualização devem ser evitados ao máximo. As categorias e os agrupamentos de produtos planejados para loja devem ser considerados na seleção de fornecedores dos móveis e expositores: produtos expostos ou armazenados de manei- ra inadequada também são fonte de perdas, nesse caso por quebras ou pela simples di- ficuldade de acesso aos produtos pelos pró- prios clientes.

4 Dispositivos de segurança – Há uma grande va- riedade de dispositivos que podem compor a se- gurança de uma loja. Os mais utilizados são as câmeras de monitoramento (CFTV) e os diversos tipos de etiquetas e respectivas antenas de alarme. O mercado oferece desde um simples espelho até o mais sofisticado sistema integrado de segu- rança, que combina imagens com as operações de caixa, por exemplo. Para cada formato de loja e categorias de produtos comercializados exis- te um conjunto mais indicado de dispositivos, considerando o investimento versus a exposi- ção ao risco de perdas.

Não percam o próximo artigo da série sobre prevenção a perdas onde falaremos sobre prevenção na operação da loja.

fonte: SEBRAE (http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/0fa5ab044b317b929483578c9100d349/$File/SP_prevencaodeperdasnovarejo_16.pdf)

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!