cliente-dicas-para-não perder

Afinal, porque se perde um cliente? Descubra aqui!

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Aprenda porque se perde um cliente e, é claro, como criar estratégias inovadoras para poder evitar isso. Aproveite!

Saber como ganhar clientes é uma tarefa muito importante dentro de qualquer empreendimento. No entanto, não se trata só disso. Também é preciso entender porque se perde um cliente, afinal, sem isso, sua empresa pode prejudicar a sua imagem no mercado.

Muitos gestores se preocupam tanto em atrair seu público-alvo e aumentar as vendas que se esquecem de manter o relacionamento. Em meio a uma geração completamente informada e compradores cada vez mais exigentes, é preciso encantar os clientes a cada nova compra.

Por isso, preparamos este post. Nele, você aprenderá porque se perde um cliente e, é claro, criar estratégias inovadoras para poder evitar isso. Aproveite!

Pouco envolvimento com a missão da empresa

Quando a empresa tem clareza sobre a sua missão, é isso o que ela entrega para o seu cliente. No entanto, se ela não sabe porque existe ou não possui um propósito, não conseguirá transmitir nenhuma mensagem para o seu público.

Por isso, empresas que estão comprometidas em entregar soluções para os seus clientes em vez de apenas lucrar, adotam medidas que realmente estejam alinhadas com as necessidades deles. Elas escutam sobre suas expectativas, buscam melhorias, entregam valor e não medem esforços para satisfazer seu público.

Equipe despreparada

A falta de preparação da equipe e o consequente mau atendimento são as principais causas de perda de clientes, na maioria dos casos. Ainda que a qualidade dos produtos seja boa, os consumidores não pensam duas vezes antes de procurar por quem dê atenção e resolva suas necessidades.

Muitas vezes, se trata de falta de profissionalismo, desatenção e preguiça dos atendentes. Em outras, o problema é a falta de conhecimento técnico. Em ambas as situações, a empresa é responsável por fornecer o treinamento adequado, além de garantir as condições para um bom atendimento.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Mudança de necessidades

Nem toda perda é por uma razão negativa. Em alguns casos, pode se tratar de uma simples mudança de hábitos e necessidades dos clientes. Ainda assim, é importante buscar compreender o que motivou essa transição para ampliar suas possibilidades e atender às novas demandas.

Falta de oferta de crédito e dificuldades de pagamento

Muitas vezes, clientes são perdidos antes mesmo de terem a chance de concretizarem a transação. Isso pode ocorrer pela dificuldade de obter crédito junto à loja, restrições nas condições de pagamento ou falhas nas negociações. Cientes disso, os lojistas devem estar preparados para conhecer o real poder de compra de seus clientes, suas preferências, disponibilizar alternativas nas possibilidades e meios de pagamento e oferecer o crédito apropriado aos seus potenciais clientes.

Ausência nas mídias sociais

Há algum tempo, essa não seria uma razão significativa para perder clientes. Porém, hoje, quem não é visto nas redes não é lembrado. Um perfil da empresa nas redes sociais, com postagens diárias sobre produtos, novidades, dicas e afins pode fazer toda a diferença.

Essa pode ser uma ótima oportunidade de melhorar o relacionamento com os clientes, fortalecer a experiência com a marca e se tornar competitiva. Da mesma forma, a ausência em ambientes digitais pode significar um verdadeiro tiro no pé.

Não se diferenciar da concorrência

Se a sua empresa não tem uma boa estratégia de diferenciação da concorrência, saiba que esse é mais um dos motivos porque se perde um cliente. Mostrar que você tem algo único e exclusivo faz com que o seu negócio não precise ficar disputando pelo melhor preço, por exemplo.

Mesmo com todas as dicas anteriores, o melhor passo para começar a conhecer os seus clientes é conversando com eles, entendendo suas necessidades, desejos, comportamento. Com essas informações, você pode articular ações para estreitar relacionamento e evitar uma perda inesperada.

Então, agora que você já descobriu porque se perde um cliente, confira algumas técnicas de negociação que farão toda diferença no seu negócio!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!