Veja algumas recomendação para personalizar o crediário da sua loja!

Para qualquer loja que faz vendas à crédito, seja com carnê, promissória, ficha, notinha, cartão de loja, crediário ou outra forma é preciso fazer uma gestão eficiente da carteira de crédito da comércio. Muitos lojistas não sabem como fazer ou onde encontrar as informações sobre isso.

Como a Neopag tem o intuito de ajudar o lojista a transformar o crediário próprio em um produto financeiro, vamos explicar o que é cada um dos elementos da configuração do crediário da loja no PAINEL DO LOJISTA na plataforma NEOPAG, e dar as recomendações indicadas para cada uma das etapas: VENDA, RECEBIMENTO, ACORDOS E REPARCELAMENTOS.

Para a configuração do setor de RECEBIMENTOS, nossa dica é configurar a CARÊNCIA POR ATRASOS E JUROS POR ATRASO, mas o que é isso?

  • Carência para atrasos: É o número de dias após o vencimento da fatura que será iniciado o cálculo de juros.

Recomendação: O prazo ideal é de 5 dias pois o cliente pode ter esquecido, ter tido um contratempo, ou ter feito o pagamento mas a fatura ainda não foi compensada. Além disso, a nossa Esteira de Cobrança Automática enviará a primeira notificação de fatura em atraso após 5 dias.

  • Juros por atraso: é a porcentagem de juros que será cobrado por mês com base nos dias em que a fatura ficou atrasada.

Recomendação: A porcentagem recomendada para o cálculo é entre 3% e 7%. Este é um valor menor de crédito rotativo que as instituições financeiras oferecem assim, o cliente vê vantagem em pedir o crédito com o cartão da loja, ao invés de pagar as compras com cartão de banco.

Nas configurações de VENDAS, será necessário configurar os DIAS DE VENCIMENTO, o FECHAMENTO DA FATURA e criar planos de PARCELAMENTOS COM OU SEM JUROS, entenda:

  • Dias de vencimento: São os dias do mês disponíveis para seus clientes realizarem o pagamento das faturas da loja.

Recomendações: Indique 2 a 4 opções de datas em períodos diferentes, assim seu  cliente escolhe o melhor dia para efetuar o pagamento e o lojista controla facilmente os pagamentos pendentes.

  • Fechamento da fatura: É o dia que a fatura é fechada, compras após essa data entraram para a próxima fatura.

Recomendações: Recomendamos que a data do fechamento aconteça de 5 à 10 dias antes da fatura ser gerada. Desta forma o cliente sabe qual é o melhor dia para realizar novas compras.

  • Parcelamentos com juros ou sem juros: São os planos de pagamentos oferecidos pela loja.

Recomendações: Ao criar planos de pagamentos o cálculo é realizado no ato da venda, este é um bom momento para ofertar promoções e condições especiais para seus clientes.

Para configurar a etapa de ACORDOS E REPARCELAMENTOS do crediário da loja é fundamental criar os planos de parcelamento COM e SEM JUROS. Veja como funciona:

  • Planos com juros e sem juros: Funciona do mesmo jeito configurado na etapa de vendas, é uma condição de acordo de pagamento especial para clientes com faturas em atrasos.

Recomendação: Essa configuração é muito importante na conversão de inadimplência, o lojista pode propor ao cliente uma alternativa para regularizar a dívida total.

Fazer essas configurações do crediário da loja, é uma ótima forma de fazer uma gestão eficiente do crédito próprio ajustando a operação da loja para menor risco e maior retorno. Lembrando que as recomendações desse texto são apenas algumas dicas e o lojista tem total autonomia para configurar o crediário da maneira que achar mais adequada à loja.

Se tiver alguma dúvida, fale com nosso suporte e ajudamos você a configurar o crediário da sua loja da melhor forma possível!

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.