Conheça os 6 perfis mais comuns de clientes!

Existem diversos tipos de clientes buscando o seu produto/serviço, não é mesmo?
O difícil é saber como identificar os perfis de cada um para saber a melhor maneira de abordá-los, conquistá-los e fidelizá-los em sua loja. Por isso, vamos te ajudar a analisar alguns dos perfil mais comuns no mercado. Confira!

1 – CLIENTE INDECISO

Muitas vezes, esse tipo de consumidor não sabe muito bem o que quer. Ele tem dúvidas se realmente precisa do produto, se aquela é a melhor marca e se escolheu a loja certa para adquirir o item em questão. A melhor maneira de abordá-lo é perguntar sobre quais  são as expectativas em relação ao produto. Dessa forma, o vendedor consegue extrair informações valiosas sobre o que ele realmente procura e necessita.É importante que o atendente mostre dados sobre o material a venda, podendo até disponibilizar folhetos explicativos, manuais, panfletos ou até mesmo permitir que o cliente teste o produto. Esses subsídios darão tranquilidade ao consumidor, e ele se sentirá mais confiante para comprar o produto ou serviço que está procurando.

2 – CLIENTE CONFUSO


Geralmente, este tipo de cliente tem uma leve noção do que deseja, mas fica perdido em meio de tantas opções disponíveis no mercado. Atender esse perfil de consumidor exige do vendedor muita paciência.O ideal é iniciar o atendimento com uma conversa descontraída para entender as necessidades do consumidor. Uma maneira de compreender o tipo do cliente e oferecer o produto mais adequado às necessidades dele é fazer perguntas sobre a personalidade, idade, profissão e até hobbies. Porém, limite as opções de produtos, pois mostrar um muitas opções pode confundir ainda mais o consumidor.


3 – CLIENTE NERVOSO E GROSSEIRO

Lidar com esse tipo de cliente não é uma tarefa fácil. Normalmente, ele se exalta com facilidade e inicia discussões sobre questões aparentemente insignificantes. Para atendê-lo o vendedor precisa ter muita paciência para não cair na “pilha” do cliente e conseguir contornar a situação. A solução mais prática para enfrentar esse desafio é deixá-lo falar, isso porque o cliente que está insatisfeito quer desabafar e extravasar a raiva. Muitas vezes, apenas ouvi-lo já pode amenizar a situação. Uma dica importante para o vendedor  que vai atender esse perfil é que jamais entre na mesma sintonia grosseira do consumidor. É essencial manter a calma e, acima de tudo, tratar o cliente com educação.


4 – CLIENTE CRÍTICO E VAIDOSO


Este perfil de cliente é conhecido como “o senhor da razão” ou o “dono da verdade”. Ele quer sempre demonstrar que tem mais conhecimentos que o próprio vendedor e gosta de chamar a atenção. Diante disso, é importante se dedicar a esse atendimento, pois é um tipo crítico e vaidoso, que quer ter o controle total da situação. O vendedor que for atendê-ló precisa oferecer múltiplas opções e deixar que ele decida e escolha a melhor alternativa. Persuadir esse cliente é difícil, pois ele vai colocar defeitos em todos os itens que o vendedor apresentar. O ideal é fazer o atendimento focado em encontrar soluções para os problemas apontados pelo cliente.



5 – CLIENTE COMUNICATIVO

Com certeza é um dos perfis de consumidores mais fáceis de atender. É um cliente comunicativo, bem-humorado, simpático e expansivo, mas não se engane, ele também pode dar trabalho. Este tipo de cliente gosta de conversar, fazer amizades e aproveitar as compras para interagir com outras pessoas, por isso o processo de venda pode ser mais demorado do que o usual. Entretanto, não pense que a venda vai ser fácil, ou que já está ganha, nestes casos o vendedor precisa apresentar argumentos e mostrar toda a sua habilidade persuasão para convencer o cliente de realizar a compra.


6 – CLIENTE NEGOCIADOR

Provavelmente, este tipo de cliente vai chorar e chorar por um desconto.  Ele fará de tudo para fechar um bom negócio, ganhar algumas amostras grátis ou uma pequena redução no valor original do produto. Ele tentará negociar a todo instante, sempre tentando ganhar algum benefício extra. Usará os concorrentes como recursos de chantagem, comprando os produtos e serviços e alegando que o “vizinho” tem um preço melhor. É importante que o vendedor mostre que o produto vale o valor cobrado e, claro, não se render às “chantagens” do comprador. Afinal, a loja quer conquistar o consumidor, mas também precisa garantir o lucro da venda.

Independente do perfil do consumidor, é importante fazer um bom atendimento a todos os clientes. Mas identificar o perfil de cada freguês e adequar o tratamento, ajuda e muito. Experimente fazer isso e logo você verá o resultado no aumento das vendas.

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.


Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.