saiba_o_que_é_planograma

Planograma: veja o que é e como ele pode otimizar suas vendas

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Conhecido também como plano de gôndola, o planograma é uma ótima ferramenta utilizada para nortear a organização de produtos em um ambiente.


É essencial que o documento seja apresentado como um desenho gráfico, com o intuito de simplificar a compreensão do responsável pela reposição de produtos.

É por meio dele que os itens são expostos nas prateleiras pensando em como o consumidor anda pelos corredores ou como o seu olhar percorre as prateleiras — e especialmente na facilidade que ele terá para achar o que necessita.

O planograma ajuda a melhorar a rotatividade e saída de produtos, expondo itens que condizem com as peculiaridades e necessidades do consumidor final. Neste post, vamos tedar algumas dicas para implantar na empresa e otimizar suas vendas. Acompanhe!

Envolva toda a equipe

É primordial envolver toda a equipe no processo de elaboração a fim de que o planograma seja realizado de forma eficaz. Certamente, as decisões são de responsabilidade do setor de marketing, mas a participação dos funcionários ajuda na sua compreensão.

Se sua loja tiver uma gerência organizada em setores, você deve assegurar que todos estejam alinhados e totalmente cientes do processo e de suas respectivas responsabilidades. Nessa fase, é essencial deixar claros os objetivos e resultados que os gestores desejam conquistar com a implementação do plano, visto que isso é importante para viabilizar o monitoramento da realização.

Mantenha os itens mais vendidos longe da entrada

É essencial ressaltar que o planograma não se resume a nortear a posição dos produtos nas prateleiras. Em uma esfera ampla, ele define a organização geral das prateleiras da loja, sempre pensando em qual experiência o cliente vai ter ao entrar na loja.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Para tal, é essencial a análise do comportamento do consumidor dentro da loja. O percurso percorrido por ele desde sua entrada deve ser organizado de forma a encorajar decisões de compra. Quanto maior for o trajeto realizado pelo cliente, maior será a chance de tomar essa decisão.

Deixe em evidência os produtos mais lucrativos

Como já vimos, a localização de um produto no ponto de venda pode atrair mais clientes. Uma das técnicas mais eficazes na elaboração de um planograma se fundamenta nessa questão unir o útil ao agradável.

É possível, com essas análises internas, apontar as mercadorias que apresentam maior potencial de ROI (Retorno Sobre Investimento), isto é, aquelas que apresentam as melhores margens de lucro para o empreendimento.

Ao colocar os produtos que têm maior lucratividade em locais de evidência, você aumenta as vendas deles, o que gera um resultado financeiro extremamente positivo. Assim, além de simplificar a experiência do cliente, seu comércio cria uma forma de estimular o próprio lucro.

Resumidamente, agora você sabe o que é planograma e como utilizá-lo a favor do seu negócio. Ele ajuda a promover a harmonização das prateleiras, além de otimizar o tempo do cliente para deixá-lo satisfeito e, em alguns casos, a lucratividade.

Viu como um planograma é importante para maximizar os resultados?

Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber atualizações diretamente em sua caixa de entrada!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!