O consumidor experiencial

O consumidor experiencial

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Embora os presentes físicos sejam ótimos, algumas pessoas preferem dar presentes que trazem memórias preciosas para a vida inteira. Aqui entra o consumidor experiencial.

Os compradores que têm experiências adoram dar experiências. Uma pesquisa da National Retail Federation afirma que, em 2019, 25% das pessoas que compram presentes para outras, planejavam oferecer algum tipo de experiência.Já para pessoas de 18 a 36 anos, o número aumenta para 36%. Mas esse tipo de compra é mais difícil devido à pandemia COVID-19, o que significa que as empresas precisam ser criativas.

Este comprador experiencial adora encontrar experiências únicas e individualizadas para si e para seus entes queridos. É aqui que os varejistas de comércio eletrônico brilham, porque têm tantas ferramentas à sua disposição para criar e vender presentes experienciais diferenciados. Esses compradores também gostam de experimentar as coisas enquanto fazem compras, portanto, uma vez que as pessoas voltem às compras pessoalmente, uma loja de comércio eletrônico com uma contraparte física pode oferecer a eles o melhor dos dois mundos.

Entendendo o consumidor experiencial

Esses compradores ultramodernos estão crescendo em número a cada ano que passa. Os consumidores experienciais procuram tudo, desde passeios turísticos e dias de spa a aulas de pára-quedismo e dança de salão para eles próprios e os seus entes queridos. Eles querem se envolver em algo que crie memórias duradouras. Com a maioria das experiências pessoais deixadas de lado por enquanto, muitas empresas passaram a oferecer experiências virtuais – aulas, demonstrações, campos de treinamento e aulas podem ser organizados online.

Como as viagens pessoais foram interrompidas ou mudaram drasticamente devido ao COVID-19, as empresas podem ver um aumento na oferta de experiências relacionadas a alimentos que são virtuais ou podem ser trocadas posteriormente.

A criatividade é rei. Esses consumidores são pensadores out-of-the-box e querem que suas lojas reflitam isso. Esta é uma oportunidade para pequenos varejistas mais específicos se destacarem, oferecendo presentes exclusivos e únicos.

Oferecer experiências aos consumidores ou como momentos para presentear é extremamente popular. Com as compras presenciais sendo quase impossível, encontrar maneiras criativas de oferecer entretenimento virtual se torna ainda mais importante.

Como atender as expectativas do consumidor experiencial

Muito do que os consumidores experienciais procuram foi moldado pelas tendências de compras que surgiram nos últimos anos.

Mesmo antes da pandemia COVID-19 começar a limitar as interações pessoais, a reserva online para uma data posterior já era um recurso obrigatório. Hoje em dia, quase todo mundo carrega um minúsculo supercomputador no bolso, e os consumidores gostam da conveniência de poder reservar experiências em seus smartphones. Agendar suas experiências online já é algo importante a ser explorado na época do coronavírus, então a reserva online anda de mãos dadas com aulas virtuais ou mostras da nova coleção da moda, ajudando a manter seu calendário organizado.

Os consumidores experienciais adoram assinaturas que podem dar como presentes porque a experiência continua para os presentados. 

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

De acordo com a NRF, o principal motivo pelo qual as pessoas gostam de ter serviços de assinatura é “experimentar novos produtos”, seguido de perto por “conveniência” e “variedade”. Essas são as marcas registradas dos compradores experienciais. Além disso, dos consumidores pesquisados ​​que já assinaram algum tipo de serviço ou produto, 73% começaram a usar mais assinaturas no ano passado. É algo a que os consumidores se acostumaram e, posteriormente, querem mais.

Não se esqueça do vale-presente. Oferecer cartões-presente é uma maneira fácil e popular de atrair um comprador experiente. De acordo com a NRF, mais da metade dos consumidores que oferecem experiências de presente o fazem porque cria uma “memória especial” e é um presente “único”. Os cartões-presente são uma ótima maneira de fazer isso porque permitem que o presenteado tenha uma experiência individualizada com sua empresa.

Em uma pesquisa da National Retail Federation, 60% dos consumidores disseram que prefeririam receber um cartão-presente – na verdade, ele está no topo da lista de itens preferidos. Exiba com destaque suas opções de compra de cartão-presente online e ofereça valores que ajudarão os destinatários a resgatá-los para experiências únicas em sua empresa.

Um bônus adicional para o seu negócio é que os cartões-presente podem ajudar a manter o fluxo de caixa estável quando o movimento estiver mais lento e podem ser resgatados em uma data posterior quando as experiências pessoais forem mais seguras.

Como chamar a atenção dos consumidores experiencialista

Se sua loja tem uma contrapartida física, oferecer experiências na loja também é fundamental para o comprador experiencial, seja como experiências de compra ou como algo que pode ser dado como um presente. Embora a COVID-19 esteja dificultando a compra presencial, também existem maneiras de alcançar o consumidor experiencial online.

Crie uma experiência entre os clientes e seus produtos ou serviços.

Se você vende roupas esportivas, faça parceria com um estúdio de ioga local para oferecer uma aula cortesia e, em seguida, ofereça um desconto em roupas para os participantes.

Essas experiências podem ser oferecidas aos clientes enquanto eles compram (com distanciamento social) ou como itens que os consumidores podem comprar para outra pessoa (ou ambos). Essas experiências também podem ser oferecidas online. ‘Lives’ ou webinars, por exemplo, estão na moda agora durante a quarentena

Faça os clientes se sentirem especiais. Os compradores com experiência gravitam em torno das atividades na loja porque isso faz com que sua experiência de compra pareça única; eles também adoram proporcionar experiências únicas como essas. Mas os consumidores experienciais também adoram comprar ou oferecer algo com um ar de exclusividade. Isso pode incluir um evento VIP virtual especial para destinatários da sua newsletter ou um item exclusivo que está disponível apenas para eles por um tempo limitado.

Check-list para conquistar consumidores experienciais

  • Ofereça cartões-presente como uma opção.
  • Ofereça experiências virtuais.
  • Utilize a reserva online para agilizar o agendamento de experiências virtuais.
  • Proponha assinaturas para seus serviços ou produtos.
  • Faça seus clientes se sentirem especiais e únicos com suas ofertas e experiência na loja.
  • Experimente uma loja pop-up ou experiência virtual para alcançar mais clientes.

Acima de tudo, esse tipo de comprador está procurando uma conexão com um varejista. Eles querem sentir que as experiências pessoais ou virtuais são criadas apenas para eles, ou que as experiências de presente são criadas apenas para os destinatários. Essa interatividade e originalidade são fundamentais para o consumidor experiencial. E, felizmente, esse tipo de criatividade é recompensado com novos clientes que serão leais mesmo depois que a pandemia não for mais uma ameaça.

fonte: https://squareup.com/us/en/townsquare/holiday-experiential-shopper

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!