Consumidor ético

O consumidor ético

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Agora, mais do que nunca, o consumidor ético se preocupa com o impacto de suas compras no mundo. Eles precisam saber que sua compra beneficia o meio ambiente ou a sociedade e que nenhum dano foi causado na sua experiência de compra. E eles querem que as marcas participem ativamente dessa conversa, agora mais do que nunca com a pandemia COVID-19.

De acordo com um relatório da McKinsey, consumidores em todo o mundo “procuram varejistas com medidas de segurança visíveis, como limpeza aprimorada e barreiras físicas. Além disso, compram mais de empresas e marcas que possuem embalagens saudáveis ​​e higiênicas e demonstram cuidado e preocupação com os funcionários ”.

Além disso, cerca de dois terços dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis, de acordo com um relatório de 2015 da Nielsen. O Google também testemunhou um aumento de oito vezes nas pesquisas por “dietas à base de plantas” nos últimos dois anos e uma quintuplicação no número de pesquisas por “desperdício zero”.  Essa atenção vai além da sustentabilidade, desde condições justas de trabalho até doações de caridade.

Os consumidores éticos também querem apoiar ou fazer parceria com empresas que estão fazendo trabalhos filantrópicos, mas com o desemprego disparado e tantas necessidades não sendo atendidas em todo o país, agora é a hora de dar mais as doações, especialmente com a aproximação do final do ano.

Continue lendo para saber mais sobre como conquistar esse tipo de consumidor.

Quem são os consumidores éticos?

De acordo com uma pesquisa Slickdeals de abril de 2020, quase três em cada quatro (72 por cento) entrevistados disseram que comprar algo impulsivamente durante a pandemia afetou positivamente seu humor. Para os consumidores éticos, eles querem opções em que sintam que estão fazendo sua parte para tornar o mundo um lugar melhor. Aqui está o que você precisa saber sobre eles.

De acordo com a SAP, 51% dos consumidores estariam dispostos a gastar mais em compras de empresas que defendem uma causa ou defendem determinados valores. Sessenta e três por cento dos entrevistados disseram preferir comprar presentes de marcas conhecidas por apoiarem causas específicas, e 60% evitam comprar de marcas que defendem causas com as quais não concordam.

A juventude é passageira, mas a consciência não. Demograficamente, a geração Millenials está liderando a tendência do consumidor consciente, com 73% dizendo que pagarão mais por presentes e experiências sustentáveis, de acordo com dados da Nielsen.

“Pensando bem…“ Os consumidores conscientes mudarão para marcas que desejam apoiar independente da ocasião. Os especialistas da Haas School of Business da University of California, Berkeley descobriram que os membros de grupos de idades mais jovens mudam especialmente para marcas que se associam a causas específicas a uma taxa de 90%.

Como atender às expectativas de um consumidor ético

Consumidores responsáveis ​​compram produtos e serviços que neutralizam resultados negativos da produção e consumo convencionais. Esses efeitos incluem danos ambientais causados ​​por métodos agrícolas industriais, práticas trabalhistas injustas, tratamento desigual de grupos sub-representados e manuseio incorreto de dados confidenciais, para citar alguns.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Este também é o momento perfeito para apoiar os trabalhadores da linha de frente e essenciais por meio de seu negócio, como doar refeições ou suprimentos para hospitais ou professores, ou oferecer workshops, demonstrações ou aulas online gratuitas para trabalhadores essenciais. Isso fará com que os consumidores éticos tomem conhecimento de seu negócio.

Esses consumidores querem saber como fazer compras de forma ética e sustentável. Veja como você pode ajudá-los:

Defina e comunique seus valores. Você pode começar a comunicar os valores da sua marca em seu site, em sua loja e nas mídias sociais. Se não for a preservação ambiental, talvez seja a igualdade de pagamento para as mulheres, a inclusão de minorias na liderança executiva ou água potável para as comunidades rurais. Os companheiros de causa se identificarão com o movimento corajoso e aplaudirão sua atitude.

Cultive todos os tipos de defensores da marca. A empresa de consultoria em responsabilidade social Good.Must.Grow afirma que os consumidores de renda mais alta e as mulheres são mais propensos a serem motivados pela responsabilidade corporativa. Mas segmentar consumidores dessa forma pode representar um péssimo serviço para eles e para sua marca.

Em vez disso, considere o uso de valores compartilhados para identificar consumidores conscientes e comunique-se com eles com base nesses valores (não em sua idade, sexo ou nível de renda). Depois de se conectar com consumidores éticos, incentive-os. Eles sabem que seu dinheiro tem um tipo único de poder e usam essa influência para apoiar causas pelas quais se preocupam. Ajude-os a fazer isso torcendo por eles.

Como chamar a atenção dos consumidores éticos

As estratégias para consolidar a percepção da marca entre esses consumidores variam desde a comunicação cuidadosa até uma análise mais profunda de como você está conduzindo os negócios.

Não tenha medo de se auto promover. Diga ao mundo o que você está fazendo para efetuar a mudança. Alguns donos de pequenas empresas hesitam em “se gabar” de tudo o que estão fazendo para ajudar a apoiar uma causa. Mas a pandemia COVID-19 é o momento perfeito para destacar como sua empresa contribui para a comunidade local e além. Os consumidores estão procurando boas notícias agora. Sua generosidade pode até inspirar alguém a se tornar um consumidor mais ético.

Inspecione sua própria cadeia de suprimentos em busca de áreas onde você possa gerar o bem comum. Não sabe por onde começar? Os especialistas do Sustainable Business Toolkit recomendam trocar de fornecedores para incluir fornecedores ecológicos ou de comércio justo. Crie uma página em seu site ou adicione uma opção de filtragem de produto para destacar seus produtos de origem ética. Considere também trocar embalagens convencionais para presentes por materiais recicláveis ​​(incluindo tinta à base de soja) ou oferecer forma de eles participarem das ações..

Um checklist para conquistar o consumidor ético

  • Compartilhe os valores da sua marca para que os consumidores saibam que você se importa.
  • Escolha uma forma contínua de se envolver, por meio de oportunidades de voluntariado ou doações.
  • Otimize sua própria cadeia de suprimentos para ser mais socialmente responsável.
  • Anuncie o que você está fazendo para ser mais cuidadoso na forma como faz negócios.
  • Ofereça benefícios e uma forma de os consumidores fazerem parte das ações.

Além de seus produtos, você pode promover continuamente a história e os valores de sua marca para seus clientes. Dê a eles a tranquilidade de saber que sua compra fez bem, e não prejudicou, o meio ambiente e a sociedade.

Clique aqui e saiba mais sobre os outros tipos de consumidores.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!