neuromarketing-brain-image

3 formas de aplicar o neuromarketing no varejo

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Agora você pode utilizar o neuromarketing no varejo! Leia esse texto até o final e descubra como utilizar essa poderosa técnica no seu negócio.

Como seria se você pudesse utilizar toda a explicação da neurociência para criar estratégias imbatíveis para o marketing da sua empresa? Aparentemente, essa técnica já existe e é utilizada em diversos negócios.

Conheça melhor essa metodologia, entenda como ela surgiu e aprenda a colocar em prática na sua empresa. É só continuar conosco até o fim deste post. Aproveite e boa leitura!

O que é neuromarketing?

Você já questionou qual motivo faz com que um cliente fique encantado e se torne fiel a uma marca? Se não, esse é o momento!

O neuromarketing é a ciência por trás da decisão de compra do consumidor e da sua consequente lealdade à empresa. Ele utiliza principalmente a compreensão sobre o comportamento do cliente para projetar resultados semelhantes no futuro.

O seu surgimento aconteceu por volta dos anos 90, quando um médico alemão começou a sondar o cérebro humano em busca de respostas sobre o seu comportamento quando submetido a propagandas, publicidade e, é claro, compras. Até hoje a Harvard e outras universidades se dedicam a entender melhor esses aspectos de decisão.

Exemplos:

Alguns exemplos práticos disso são aquelas empresas que utilizam histórias comoventes em suas propagandas para provocar a identificação do público, ou uma página de venda informando que só existem mais 3 produtos disponíveis, gerando um senso de urgência.

Como ele pode ser aplicado no varejo?

Usa-se dizer que o neuromarketing no varejo tem 3 bases: a emoção, o engajamento e a memória. É claro que a chave que abre a porta da fidelização é conquistar a emoção, já que as demais são consequências dela. Confira algumas aplicações disso.

1. Explore os sentidos dos clientes

Vá além do óbvio e surpreenda. O seu cliente está preparado para ver algo. Sua visão é o sentido mais utilizado enquanto ele faz uma escolha. Mas, como seria pegá-lo de surpresa e fazer um convite para que ele experimente todos os seus sentidos?

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Aposte naquilo que ele pode tocar, no que pode experimentar, no que pode sentir a textura, a temperatura. Se você vende roupas e calçados, por exemplo, esse é um prato cheio para explorar com o consumidor o modo como ele se sente com uma peça que viu e gostou.

Que tal preparar um ambiente onde só de entrar a pessoa já se sinta linda e estilosa? Utilize uma música que a faça se sentir em um filme, algo leve e descontraído.

Outro segredo importante é usar o olfato a seu favor. Cheiros são poderosos para despertar memórias afetivas, por isso, invista no aroma do seu espaço como uma extensão da sua marca.

2. Atribua valor aos seus produtos

O primeiro passo para isso é descobrir quais são os valores que estão associados ao que você vende: conforto, estilo, requinte? Só então você conseguirá tornar os seus produtos um objeto de desejo com base naquilo que ele realmente desperta.

Mas não é só isso. O valor pode estar espalhado pela loja toda em detalhes, praticamente imperceptíveis, que desempenharão sua função de cativar o cliente. Um pequeno traço na embalagem que tenha ligação com esse valor, um contraste atrativo, uma vantagem no atendimento, tudo isso marca.

3. Aposte no minimalismo

O famoso “menos é mais” funciona! Quanto menos informações visuais estiverem distribuídas aos olhos dos clientes, mais fácil será processar as informações. Opte pela qualidade e pela estratégia em vez do volume de itens.

As embalagens devem ser visualmente limpas, simétricas e nítidas, tudo isso ajuda a gerar informações mais positivas, além de serem gravadas com mais facilidade.

Como você viu, esse jogo de conquista com o cliente está pautado em uma série de sutilezas. É preciso ter atenção a elas para que funcionem.

Se você gostou de aprender mais sobre neuromarketing no varejo e quer continuar ampliando seus conhecimentos, não deixe de conferir o nosso post sobre como fidelizar clientes!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!