Liquidação ou Promoção, quando fazer cada uma?

Promoções são sempre bem-vindas e quando bem planejadas podem ser satisfatórias tanto para os consumidores quanto para a loja. Todo cliente gosta de aproveitar uma promoção, seja o preço mais baixo de um produto ou alguma vantagem em compras futuras. Já os lojistas adoram ver suas lojas cheias e movimentadas de consumidores dispostos a gastar. Mas para atingir as expectativas de ambos os lados é necessário planejar a ação com cautela, caso contrário o resultado pode ser negativo para a imagem do estabelecimento.

A primeira coisa que precisamos entender é a diferença entre LIQUIDAÇÃO e PROMOÇÃO. Apesar de serem muito parecidas, a liquidação é feita para liquidar, acabar, com o estoque da loja e dar espaço a uma nova coleção. Normalmente, as liquidações são feitas em períodos de troca de estações, como: de primavera/verão para outono/inverno, ou ao contrário. Neste caso, vale sempre criar um “combo”, compre 1 e leve 2 ou compre uma blusa e ganhe desconto em uma calça, por exemplo. Já as promoções ocorrem em uma data específica como: dia das mães, natal, dia dos namorados, etc. E também com algum produto ou linha específica. Estás ações servem para aumentar as vendas e promover a marca.

Geralmente, as lojas fazem promoções para passar um senso de urgência e oportunidade única para os consumidores. Existem diversos tipos de promoções de vendas, não tem fórmula certa, a loja pode fazer como achar mais apropriado. O lojista só deve respeitar duas regrinhas básicas para esse tipo de ação: precisa ser interessante para o consumidor e precisa cumprir com os objetivos da loja, sejam eles financeiros ou não. Alguns dos modelos de promoções mais utilizados são: descontos progressivos: 20% na primeira peça, 30% na segunda peça; o produto que custa X passa a custar Y até uma data certa; sorteio, quem gastar acima de X valor concorre a um prêmio; entre outros modelos. Estes são só alguns exemplos mas a loja é livre para criar a promoção que quiser.

Uma dica muito importante é não fazer promoções em cima de produtos que são lançamentos. Isso porque quando o estabelecimento subir para o valor cheio, os clientes vão estar com o preço de desconto na cabeça e se sentiram desestimulados e indispostos a pagar o valor real do produto. Além disso, se o objetivo da loja é aumentar o volume de vendas, é extremamente necessário calcular antes de fazer a promoção para não acabar com a margem de lucro do produto.

Outro ponto que deve ser bem planejado pelo estabelecimento são em  relação ao estoque da loja e atendimento do cliente. Se a loja está prevendo aumentar as vendas é necessário conseguir atender todos os clientes e ter a demanda desejada. Prepare a equipe para o movimento, caso necessário contrate mais funcionários neste período. Também é recomendado, dependendo da ocasião, estender um pouco o horário de funcionamento da loja. E o mais importante: estipule um prazo de duração da campanha, porque se a promoção durar o tempo todo os clientes não terão a sensação de oportunidade única e que vale a pena comprar naquele momento exato.

Contudo, é imprescindível divulgar a ação, seja ela liquidação ou promoções. O importante é divulgar, na vitrine da loja, nas redes sociais, por email, sms, ou qualquer outra forma de divulgação. Mas os clientes precisam saber que esta ação está acontecendo!

Prontos? Agora planeje e execute sua ação com êxito. Conte para nós como esse post ajudou sua loja, e qual foi o resultado da sua promoção ou liquidação!

Veja também nossos posts: “O segredo para encantar o cliente da sua loja”e “Como formalizar meu negócio?”


Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.