Você segue as orientações de limite de crédito para seus clientes? Entenda as consequências!

Não é de hoje que muitos estabelecimentos comerciais estão com problemas com os clientes inadimplentes, este é um assunto muito recorrente no mercado a varejo, já que não fazem nenhuma pré análise dos clientes antes de liberarem o crédito próprio de seus estabelecimento. Uma prática insegura e que muitas vezes resultam em “calotes” dos clientes. Diante dessa situação, os comerciantes procuram uma solução para controlar, reduzir e até “acabar” com a inadimplência. Esta é uma realidade muito comum em locais que oferecem o crediário próprio do seu negócio de forma “antiga”, frágil e ineficiente. Como é o caso dos carnês, promissórias, cadernetas, fichas, entre outros modelos ultrapassados. 

Muitos comerciantes, quando se encontram nessa situação resolvem param de vender parcelado no crédito próprio, uma atitude radical que pode resultar na perda de clientes. Ou então, resolvem tornar o crediário de seu estabelecimento mais profissional, e começam a  fazer análises de risco e crédito dos clientes antes de liberar o crédito próprio. Porém, apesar de ser uma boa iniciativa, não basta realizar as consultas dos CPFs dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito do Brasil, os comerciantes  precisam entender os resultados apresentados, e decidir para quem deve ou não deve vender no crediário, tomando como base o resultado das análises de crédito. Dessa maneira, poderão administrar e controlar de forma mais eficientemente a carteira de crédito de seus estabelecimento comerciais, e consequentemente, reduzir a inadimplência.

Para exemplificar o que isso significa pegamos alguns números da própria plataforma da Neopag que mostram qual é a tendência da inadimplência de acordo com o resultado da situação deles nos órgãos de proteção ao crédito do Brasil. Segundo nossos dados, 75% das pessoas que foram consultadas pelos estabelecimentos que usam Neopag e resultaram com score baixo ou negativo estão inadimplente. Isso quer dizer quando o cadastro do cliente foi feito, a plataforma Neopag fez a sugestão de NÃO aprová-los.  No entanto, mesmo assim a loja aprovou um limite de crédito para esses consumidores, o que mostra que os comércios não estão acatando nossas sugestões de limites de crédito, e posteriormente acabam tendo problemas com a inadimplência.

É importante ressaltar que as nossas recomendações de crédito são baseadas em diversos fatores, não só no resultado apresentado nas análise de risco e crédito que são feitas com os principais órgãos parceiros de proteção ao crédito no Brasil, mas também possuímos um sistema antifraude onde uma equipe especializada faz a verificação e validação dos documentos enviados pelo cliente,. E também, mensuramos o nível de confiança dos lojistas simulando as dinâmicas do relacionamento comercial entre eles e seus clientes, utilizando algoritmos que processam informações compartilhadas entre lojistas, fontes internas e externas de dados permitem que os comerciantes deem opiniões e façam comentários sobre os clientes. 

Depois de passar por todas essas etapas, só então, divulgamos o resultado do Score de Confiança Neopag com uma sugestão de limite de crédito, mas o lojista tem total autonomia para aceitar, alterar ou reprovar essa sugestão. Está é uma forma de direcionar os comerciantes a tomarem a decisão mais apropriada para seus estabelecimentos, com o intuito de obter o maior retorno com o menor risco possível. Por isso, não indicamos fazer a aprovação de clientes com score baixo ou negativo, pois a propensão deles ficar inadimplentes são grandes.

Entretanto, a taxa geral de inadimplência dos clientes que possuem cartões de lojas da Neopag é baixa, representando apenas 2% do total de clientes cadastrados na nossa plataforma.

Neopag
Bom para quem paga.
Bom para quem recebe.

Confira nossos outros post:
Conheça os 6 perfis mais comuns de clientes!
Otimize seu tempo e economize dinheiro!
Como lucrar com a inadimplência?

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.