Dicas exclusivas para diminuir e controlar a inadimplência em pequenas empresa!

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Perder uma venda importante ou vender e ganhar um cliente inadimplente? Certamente, essa dúvida permeia a cabeça de muitos lojistas pelo Brasil afora. No entanto, se disséssemos que, hoje, é possível e muito mais garantido concluir uma boa negociação e, ao mesmo tempo, ter menos riscos de inadimplência! Você acreditaria?

Pois bem, pensando justamente nisso e também por sermos especialistas em crediário online, resolvemos preparar um guia rápido, prático e explicativo, para mostrar como existem formas de não perder vendas e, muito menos, contrair dívidas e prejuízos com clientes inadimplentes.

Vamos conferir?

1. Quais os impactos da inadimplência nos negócios?

São incalculáveis, podendo inclusive, em alguns casos, ser o motivo principal para o encerramento das atividades do negócio. Fora isso, podemos destacar que sua empresa pode comprometer a saúde financeira, contrair dívidas e prejuízos intermináveis, fragilizar a relação comercial com o cliente e também ter muita dor de cabeça com possíveis processos judiciais.

2. Por que é necessário fazer cobranças nos pequenos negócios?

O processo de cobrança é uma etapa fundamental para controlar a inadimplência de qualquer empresa, o que evidentemente, inclui os pequenos e médios negócios. No entanto, é fundamental que essa prática seja bem realizada, com técnicas específicas, planejamento, coerência e, se julgar necessário, por meio de profissionais especializados.

Tudo isso soma para um processo mais eficiente e eficaz de negociação das dívidas com o consumidor e, dessa forma, ajuda a reduzir os impactos da inadimplência.

3. Quais as melhores dicas para controlar ou reduzir a inadimplência?

Antes mesmo de uma possível cobrança ao cliente, o ideal seria ter a garantia de fechar negociações seguras e confiáveis, concorda? Pois bem, para isso, há algumas dicas essenciais. Confira!

  • avalie o crédito do cliente: é fundamental realizar uma busca do CPF ou CNPJ do consumidor, junto aos órgãos de proteção;
  • cruze os dados com outros lojistas: ainda que o cliente não tenha o nome sujo oficialmente, ainda é possível que ele seja considerado um mau pagador, devido ao seu histórico em outras lojas;
  • estipule créditos coerentes: após a análise total do perfil do cliente, ofereça um crédito coerente e de acordo com o que ele pode pagar;
  • crie planos personalizados: seja flexível e busque parcelas facilitadas para garantir a confiança do cliente e o seu devido pagamento;
  • mantenha uma gestão completa: durante todo o processo de venda, cobrança e pós-venda, é fundamental manter a comunicação próxima e eficiente, além do controle de todas as etapas da negociação;
  • realize cobranças: por fim, em caso de uma possível inadimplência, cobre de modo coerente e profissional.

4. Quais os benefícios de garantir um nível de inadimplência controlado?

Garantir o pagamento em dia de suas vendas, sem dúvidas, pode render resultados extraordinários para a sua loja. Em primeiro lugar, evidentemente, sua lucratividade pode disparar, gerando grandes oportunidades de investimentos, ampliações e novos negócios.

Depois, é importante ressaltar a questão da fidelização do cliente, pois, se todas essas dicas acima forem bem trabalhadas com o uso de uma ferramenta adequada, indiscutivelmente, é possível se aproximar e criar vínculos mais afetivos com a clientela. Para tanto, é preciso criar uma comunicação clara, além de mais facilidades de pagamentos e, assim, aumentar o retorno do consumidor à loja.

Enfim, essas foram algumas dicas de como reduzir e controlar a inadimplência em seu negócio. Trazendo tudo isso para a prática, a solução mais indicada a ser implementada é a contração de uma plataforma de crédito online, na qual, pequenos e médios lojistas têm à disposição uma ferramenta poderosa, capaz de realizar todas as funções de análise, gestão e cobrança dos clientes.

Se quer saber melhor como tudo isso é possível, prático e viável, converse com um de nossos especialistas em crediário online e se surpreenda com todas as soluções e planos disponíveis.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!