instagram-imagem-celular-computador

Guia do Instagram Para Pequenos E Médios Negócios

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Descubra a importância da utilização do Instagram para melhorar as suas vendas não presenciais

Veja algumas dicas para otimizar seu perfil e sua presença digital usando essa poderosa ferramenta.

Vender de forma não presencial pelas mídias sociais não é mais só para as grandes empresas e marcas! Mídias sociais como o Instagram  uma rede social ideal para vender online ainda esquecida por muitos negócios, ganharam uma grande importância nos últimos anos, ainda mais nesse momento de pandemia do coronavírus.

Ótimos espaços para atrair, engajar e converter, o uso de ações de marketing em mídias como Facebook, Twitter e Whatsapp são boas alternativa na hora de vender mais.

Pesquisas  mundiais mostram que 42% das pessoas já compraram alguma coisa após conhecer nas redes sociais.

Com base em todo esse contexto criamos este GUIA Para pequenos e médios negócios para ajudar o seu negócio nesse momento de dúvidas e incertezas, com muitas dicas práticas e indicações de ferramentas.

O Guia abordará os seguintes tópicos:

  • Importância do Instagram
  • Conta Comercial x Conta Pessoal qual usar?
  • Configurar uma conta comercial
  • O que é a BIO do seu perfil do Instagram
  • Instagram Shopping: A sua loja virtual
  • Hashtags, Stories, Direct o que é tudo isso
  • O conteúdo é Rei
  • Dicas Finais

Importância do Instagram

Inicialmente é importante saber, o Instagram é uma das redes sociais mais vistas do mundo, perdendo apenas para o Facebook.

Segundo pesquisas, 72% dos usuários do Instagram dizem que compraram um produto que viram no aplicativo e aproximadamente 75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação.
Bem configurada e com muito conteúdo essa poderosa mídia pode se tornar uma grande vitrine da sua loja de forma online, podendo aumentar as vendas à distância do seu negócio.

Conta pessoal x Conta pessoal

Você sabe a diferença entre elas? Conheça abaixo

No ano de 2016, foi desenvolvido o Instagram para empresas, com o objetivo de permitir perfis comerciais e de facilitar os anúncios e o monitoramento na rede.

Mas hoje muitos negócios ainda acabam usando perfis pessoais para divulgar os seu produtos e se relacionar com o público, porém essa escolha deixa tudo mais difícil na hora de implementar estratégias de vendas mais assertivas, reduzindo assim as suas vendas não presenciais.

Alguns benefícios ao utilizar a conta comercial
do Instagram:

  • Gráficos e dados das publicações
  • Maior oportunidade de conteúdo
  • Oportunidade de fazer anúncios
  • Maior conhecimento do seu público 
  • Botões interativos de visitar site, telefone e endereço

Com um perfil comercial você poderá
acessar dados como:

  • Alcance: número de contas únicas que viram seu post;
  • Impressões: total de views da postagem;
  • Atividades dos seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em dia;
  • Visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;
  • Cliques: número de usuários que acessaram o link da bio;
  • Salvas: número de usuários que salvaram um post seu;
  • Respostas: Dado específico do Stories. Mostra quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct de lá;
  • Saídas: Outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor foi de uma de suas Stories para a de outro perfil;
  • Dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.
    Fonte de referência: Mlabs

Como configurar uma conta comercial

Você tem duas opções, ou converter o seu perfil pessoal para comercial ou criar um novo perfil comercial.

Para ter uma conta comercial basta você ter ou  criar uma Página do seu negócio no Facebook e vincular com a sua conta do Instagram.
Obs: Não é possível criar uma conta comercial  sem a página no Facebook

Para converter o perfil pessoal para perfil comercial, siga o passo a passo:

Primeiro, acesse as configurações do seu perfil no Instagram.
2 – Toque em “Conta”;
3 – Toque em “Mudar para conta profissional”;
4 – Escolha a opção que melhor descreve você “Criador de conteúdo” ou “Empresa”;
5 – Selecione  uma categoria que descreva melhor o que você faz;
6 – Escolha as opções de exibição do perfil;
7 – Se o perfil pessoal estiver privado, autorize a conta se tornar pública.
Pronto o seu perfil comercial no Instagram será criado com sucesso!

Depois que seu perfil estiver com a função comercial ativada, você deverá fazer algumas otimizações e ajustes simples veja a seguir

O QUE É A BIO DO INSTAGRAM:

A Bio, é a biografia ou descrição do perfil, deve conter até 150 caracteres, a frase ali descrita deve contar em poucas palavras para o seu cliente o que você faz e como pode ajudá-lo.

Ela deve ser estruturada pensando no seu público, é um ponto de decisão se ele vai seguir e clicar, ou não, na sua página.

Pontos essenciais que devem estar presentes:

  • Diferencial da marca
  • Segmento de atuação
  • Link do site 
  • Número de Whatsapp para contato
  • A foto do seu perfil comercial deve ser uma referência a sua empresa, pode ser o logotipo da sua marca.

Essas informações são muito importantes para ter um perfil de sucesso no Instagram!

INSTAGRAM SHOPPING

Utilizar a função de Loja no Instagram é uma ótima oportunidade de expor seus produtos, gerar maior conhecimento do seu negócio e conquistar novos clientes para sua empresa.

Alguns requisitos e informações importantes:

  • É importante seguir  todas os termos de uso da plataforma;
  • Somente produtos físicos podem ser vendidos na loja virtual;
  • Fazer uma conta comercial no Instagram;
  • Ter a conta do Instagram associada à Página do Facebook da sua loja.
  • Ter pelo menos 9 posts para ativar a loja

Com essa ferramenta você pode cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá, diminuindo assim o caminho de compra do seu cliente.

Benefícios do Instagram Shopping:

  • Ao fazer a marcação do seu produto com todas as informações, o cliente que clicar no link será redirecionado direto para uma página com os detalhes do produto, além do site de compra. 
  • Deixa o processo mais rápido e diminui as chances de desistência do cliente que não vai precisar sair do Instagram para comprar
  • Diminui as limitações de expor os links dos produtos – antes, só era possível colocar um link na bio e no Instagram Stories a partir de 10 mil seguidores.
Foto Representação Instagram Shopping

Foto Instagram Shopping

instagram shopping2 » Neopag

Foto: Instagram Shopping Detalhe

O processo para adicionar produtos no Instagram é simples, basta cadastrar os seus produtos no marketplace do Facebook e fazer a marcação nos seus posts.

Caso queira um texto especial ensinando o passo a passo para cadastrar os seus produtos no marketplace, compartilhe e deixe um comentários aqui embaixo do texto  ou em nossas redes sociais!

HASHTAGS, STORIES, DIRECT
O QUE É TUDO ISSO

Um grande símbolo das redes sociais as Hashtags, são a principal ferramenta para alcançar novos seguidores para sua página e alcançar novos públicos nas redes sociais e no Instagram.

A # servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa. O Instagram permite até 30 hashtags por postagem, mas o ideal é colocar somente o necessário até 5 na legenda do post. O resto, você pode colocar no primeiro comentário.

Uma dica de Ouro

Uma dica de ouro é criar uma hashtag específica para a sua marca ou o seus produtos, assim eles ficarão sempre salvos no banco de dados do Instagram

É importante utilizar palavras relacionadas ao seu negócio para atrair pessoas interessadas. É sempre bom pesquisar quais são as hashtags mais buscadas e tente colocar nos seus conteúdos do dia a dia.

Isso ajudará com que pessoas que se interessam pelo tema visualizem a foto e cheguem até o seu perfil.  Quando seu perfil já mostra o link do produto, traz fotos de qualidade e tem um feed interessante, é mais provável que a pessoa seja alcançada e você ganhe um novo cliente.

DIRECT

O direct nada mais é do que a mensagem direta que o seu público te envia no Instagram,  além de te permitir conversar com seus clientes, ele também permite o envio de links.

Assim você pode enviar conteúdos interessantes como o link do seu site para seus clientes ou o número do WhatsApp para contato

Esse link te ajuda a reduzir o caminho de compra do cliente, te ajudando a vender mais e de forma mais rápida no Instagram.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

O direct também é uma boa forma de você manter contato com o seu público e os seus clientes neste momento de distanciamento social e vendas não presenciais.

É sempre bom lembrar que no marketing do seu negócio o  relacionamento com o seu público e com os  seus clientes tem uma relevância e importância muito grande e pode gerar muita fidelização e aumentar as suas vendas.

Criar um engajamento no mundo online é essencial.

Nossa parceira Becon, dá dicas de estratégias para começar a construir um relacionamento de fidelização, veja neste post: Relacionamento com clientes 

STORIES

Com mais de 300 milhões de usuários e crescendo, o stories é muito usado por empresas nas  estratégias para vender de forma não presencial no Instagram

Os stories são publicações rápidas que expiram em 24h, disponibilizado pelo Instagram desde 2017 um recurso muito interessante são os redirecionamento para  links, o que possibilitou que milhões de usuários construa histórias chamativas sobre um conteúdo, disponibilizando o link para acesso somente arrastando para cima.

Obs: Infelizmente até o momento essa opção só está disponível para contas que tenham mais de 10 mil seguidores possam adicionar links em seus Stories.

Outras dicas Instagram Stories

Uma grande oportunidade nos Stories é tirar dúvidas as dúvidas do seu clientes, fazer pesquisas de opinião através das enquetes para entender o seu público.

Diversifique os conteúdos nos Stories, busque o engajamento com o seu possível cliente, faça vídeos e mostre as características do seu produto, isso com certeza ajudará a fazer o seu público considerar comprar na sua loja.

Uma dica muito importante ao utilizar essa ferramenta é não empilhar stories, essa dica é principalmente para você que deseja destacar um conteúdo ou produto especial  e vender mais no Instagram. 

É sempre bom lembrar:

Stories mais relevantes e importantes em primeiro lugar e não faça stories muito longos.

O CONTEÚDO É REI

No Instagram assim como nas outras redes sociais o conteúdo é o Rei, diversifique seus conteúdos com a utilização de fotos vídeos, imagens, fotos e características dos produtos.

Temos dicas de ferramentas que podem te ajudar a criar esses conteúdos como o Canva e o Crello que te ajudam na hora de criar o design, além disso você pode utilizar ferramentas de agendamento de publicações nacionais como o Mlabs e o Etus que facilitam a sua programação de publicação e te ajudam a ter relatórios.

Uma boa prática também é sempre marcar a localização da sua loja nas publicações, assim quando a situação atual melhorar o seu público poderá ir até a sua loja conhecer.

É importante saber que uma boa diversificação de conteúdos alinhada com a frequência de publicações junto com um bom atendimento ao seu público pode alavancar as suas vendas não presenciais.

DICA FINAL: Ouça seu público e não desista!

Sabemos que a situação pode estar complicada mas neste momento é importante ter esperança e buscar alternativas para melhorar as suas vendas, o Instagram pode ser mais um grande aliado nesse momento de vendas não presenciais.

Um outro aliado que pode te ajudar muito é a utilização do crediário, como a Plataforma Neopag, se quiser entender melhor sobre os benefícios da utilização desse modo de pagamento, acesse aqui

Guarde essas dicas

Tenha sempre em mente as dicas que lhe demos, mantenha sua marca presente nas redes sociais, ouça o que o seu público tem a dizer sobre seus produtos e sobre a experiência de compra na sua loja e com a sua marca, gere cada vez mais conteúdos e por fim não se abale caso no início caso não tenha muitos resultados, é tudo uma questão de tempo e persistência para superar essa crise!

Esperamos que com esse texto, a gente tenha te ajudado.

Se você gostou curta, compartilhe e divulgue para os seus amigos! 

IMPORTANTE:

Caso tenha algum tipo de conteúdo que você gostaria de ver em nosso blog deixe nos comentários.

Até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!