img-gestão-descentralizada

4 dicas para promover uma gestão descentralizada

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Descubra como a gestão descentralizada
pode ajudar o seu negócio

As empresas precisam manter os funcionários integrados e tomar decisões com rapidez e eficiência, antes que os problemas se tornem maiores a ponto de ser impossível resolvê-los. Adotar uma gestão descentralizada pode ajudar nesse processo, dando mais autonomia para os funcionários e permitindo que as questões sejam resolvidas pontualmente, aumentando o dinamismo na corporação e cumprindo o planejamento anual.

Modelos de gestão diferenciados têm feito a diferença em grandes empresas, permitindo que organizações como Google, Dell e Novartis alcancem novos patamares.

Quer entender melhor como isso funciona? Então, acompanhe o post!

O que é a gestão descentralizada?

A gestão descentralizada de pessoas se baseia na distribuição de responsabilidades entre os funcionários da empresa. Em vez da liderança cuidar sozinha da administração de pessoas, projetos e ainda supervisionar as atividades menores, essas atribuições são divididas entre os colaboradores, dando maior fluidez e autonomia para as equipes.

Como principais benefícios dessa estratégia, podemos citar:

  • aproximação entre as equipes;
  • diminuição de erros;
  • aumento do engajamento e da autonomia dos colaboradores;
  • tomadas de decisão em conjunto;
  • tempo livre para gestores focarem em trabalhos mais estratégicos.

Como promover esse modelo de gestão descentralizada?

Se você quer aproveitar esses benefícios e adequar a sua organização a uma abordagem mais moderna e que valoriza os colaboradores, pode adotar as ações abaixo

1. Capacitar os colaboradores

Líderes e funcionários precisam estar preparados para lidar com uma gestão descentralizada. Aos líderes, é preciso aprender a delegar tarefas e saber coordenar as atividades, sem a necessidade de um microgerenciamento.

Aos funcionários, a empresa deve mantê-los verdadeiramente engajados, para que desenvolvam as tarefas com dedicação, sejam capazes de identificar pequenos problemas e resolvê-los prontamente.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

2. Trabalhar a comunicação

Em uma gestão descentralizada, é necessário compartilhar as tomadas de decisão e integrar os setores, envolvendo as metas e as atividades realizadas.

Para isso, ter uma comunicação fluída e assertiva é fundamental. Esse diálogo deve ser claro e preciso, a fim de promover rapidez nos processos e diminuir a incidência de erros causados por falhas na compreensão.

3. Usar as ferramentas adequadas de gestão

Uma solução tecnológica eficiente é essencial para capturar dados e integrar setores, permitindo que os departamentos entendam os processos e a liderança acompanhe as mudanças que ocorrem ao longo do tempo.

Com essa ferramenta, os gestores têm uma visão completa das ocorrências e conseguem administrar com mais precisão.

4. Acompanhar os indicadores

A implementação de uma gestão descentralizada pode ser feita de maneira gradual, assim as responsabilidades são delegadas gradualmente e a liderança pode acompanhar os resultados e consequências dessa nova abordagem.

Para tornar essa transição mais precisa, vale a pena definir e acompanhar indicadores de produtividade e de clima organizacional. Assim, é possível mensurar o impacto dessas mudanças e realizar pequenos ajustes até que o processo esteja completo.

Agora que você entendeu o que é gestão descentralizada e conheceu 4 dicas para implantá-la na empresa, vale a pena fazer uma análise interna e identificar o que pode ser introduzido nesses primeiros passos de transição. Vale lembrar que a participação de todos e uma hierarquia mais horizontal pode trazer à sua empresa a uma dinâmica mais participativa e engajadora.

Quer receber mais informações como essa? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as postagens!

 

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!