gestão_de_fornecedores_neopagsa

Gestão de fornecedores: conheça 7 boas práticas agora!

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

A gestão de fornecedores nada mais é que a interação e gerenciamento de terceiros que disponibilizam materiais, bens e serviços ao seu negócio. Você opta pelos parceiros que oferecem mais facilidades e economia para otimizar o valor do relacionamento. Evidentemente, como grande parte das práticas comerciais modernas, ficaram muito mais complicado do que isso.

O fato é que houve uma significativa transição nos últimos anos da gestão de fornecedores, por causa do crescimento da tecnologia e da economia. São tantas as alternativas que fica difícil selecionar a que melhor ajusta a sua necessidade. Mas o que pode ajudar muito é a utilização de estratégias em ascensão para otimizar seu sistema de gerenciamento de fornecedores.

Nesse post falaremos sobre as melhores práticas para fazer a gestão de fornecedores e os seus benefícios. Confira!

Quais as melhores práticas para fazer a gestão de fornecedores?

1. Faça uma boa avaliação

Caso você tenha muitas opções de fornecedores, reserve um tempo para analisar os prós e os contras de cada um. Defina qual deles pode disponibilizar o que você necessita, quando for necessário e pelo preço justo. Analise tudo, desde os termos do contrato, até o tempo de resposta e os custos relacionados.

Qualquer tipo de relacionamento, para que seja bem-sucedido, necessita de tempo para crescer. Ao investigar a procedência do futuro parceiro, é possível compreender melhor a expertise da companhia e, também, averiguar sua competência da mesma e capacidade de fornecimento.

Por meio do próprio site do fornecedor, é possível realizar esse estudo, mas também não dispensa uma procura mais aprofundada na internet. Alguns dados relevantes serão levantados, caso haja um empenho mínimo na pesquisa.

2. Compartilhe informações e prioridades

A chave para ter sucesso no gerenciamento de fornecedores é compartilhar informações e prioridades com seus fornecedores. Isso não significa que você abra os livros contábeis e dê a eles IDs de usuário e senhas para seus sistemas.

As práticas apropriadas de gerenciamento de fornecedores dão apenas as informações necessárias no momento certo para permitir que um fornecedor atenda melhor às suas necessidades. Pode incluir informações limitadas de previsão, lançamentos de novos produtos, mudanças no projeto e alterações de expansão ou realocação.

3. Crie parcerias de longo prazo

O gerenciamento de fornecedores prioriza relacionamentos de longo prazo, em vez de ganhos de curto prazo e economia marginal de custos. Mudar constantemente de fornecedor para economizar um centavo aqui ou ali custará mais dinheiro a longo prazo e afetará a qualidade. Outros benefícios de um relacionamento duradouro são a confiança, tratamento preferencial e acesso a informações privilegiadas ou de especialistas.

4. Trabalhe continuamente no fortalecimento do seu relacionamento

Procure oportunidades fora dos contatos do dia a dia. Se você tiver uma reunião trimestral ou convidar seus fornecedores a visitar suas instalações, não deixe de passar tempo com eles e forjar laços mais fortes. Peça feedback aos seus fornecedores. Incentive-os a ter discussões abertas com você, sobre maneiras pelas quais o relacionamento poderia funcionar melhor ou com mais eficiência.

Os relacionamentos com fornecedores são parcerias e, como tal, também são uma via de mão dupla. A formação de relacionamentos duradouros e mutuamente benéficos com os fornecedores ajudará você a manter seu cronograma no prazo e garantirá a fabricação e a venda de produtos de qualidade.

Esses motivos são importantes o suficiente para garantir que você gerencie bem seus relacionamentos com fornecedores.

5. Faça contratos detalhados

Se você compra regularmente de um fornecedor, os contratos de relacionamento com fornecedores são obrigatórios. Faça anotações de tudo o que as duas partes esperam da parceria, como descrição do item ou serviço, preço, condições de pagamento, condições de entrega, comunicações e etc., depois é preciso que ambas as partes assinem.

Este pode ser um documento simples ou complicado, dependendo dos seus requisitos. Quando um contrato de relacionamento com fornecedores é bem-feito reduz a chance de confusão ou disputa.

Normalmente, criar um fluxograma ou deck para explicar o processo à sua equipe é uma excelente ideia, para que todos fiquem por dentro de seus deveres e reconheçam se algum problema ocorrer no fluxo de trabalho.

6. Não se esqueça de avaliar os riscos

Sempre avalie os riscos de contratar um fornecedor, principalmente se você tiver uma cadeia de suprimentos complexa.

Não se esqueça de solicitar referências, exemplos de seus trabalhos anteriores, anos de negócios, ramos de especialização, como eles agem em situação de crise, o que fizeram na última vez em que tiveram que lidar com uma crise, e assim por diante.

Eles têm preços competitivos? Apresentam a experiência certa? Têm capacidade para lidar com seus pedidos? São estáveis financeiramente?

Estas são apenas algumas das perguntas que você deve fazer. Por mais que o fornecedor que você selecione não seja o mais barato, ele pode, talvez, garantir 100% da entrega pontual com uma oferta de devolução do dinheiro.

O fato é que pode estar em risco toda a cadeia de suprimentos, podendo prejudicar sua capacidade de entregar aos seus clientes.

7. Verificação da disponibilidade do fornecedor

A disponibilidade de entrega que um fornecedor tem é outro elemento que deve ser analisado com atenção. Há casos em que os fornecedores têm todos as exigências desejáveis, todavia, suas entregas atrasam e isso pode causar sérios problemas ao bom funcionamento operacional da sua organização.

Dessa forma, é essencial que você analise a disponibilidade dos seus fornecedores e, se for preciso, exclua do seu cadastro os que não conseguem atender as suas necessidades.

Agora que você já aprendeu as principais técnicas para uma efetiva implantação da gestão de fornecedores em sua oficina mecânica, é momento de conhecer os principais benefícios que a aplicação de uma boa gestão pode proporcionar.

Quais os principais benefícios de uma boa gestão de fornecedores?

1. Redução de custos

Com uma ferramenta de gestão você diminui o custo total do processo de aquisição. Inclusive, evitando o desperdício ao reduzir o retrabalho do profissional, tendo a possibilidade de direcioná-lo para tarefas que sejam mais estratégicas dentro para as vendas.

2. Mais agilidade

O trabalho é otimizado, visto que os dados estão centralizadas em apenas um ambiente. Tudo é facilitado, desde a captação até a verificação das informações e de documentos ligados aos fornecedores. Além dos relatórios de gestão disponíveis para ajudar nas tomadas de decisão de maneira assertiva e ágil.

3. Governança

A gestão de fornecedores possibilita realizar a gestão dos riscos em sua cadeia de suprimentos. É possível analisar a capacidade de seus fornecedores de honrar com os compromissos financeiros, averígue se eles atendem aos padrões mínimos solicitados para prestar os serviços, e ainda verifique se eles cumprem as regulamentações, leis e normas internas.

4. Possibilidade de terceirizar serviços com maior confiança

Ter bom relacionamento com os fornecedores proporciona a segurança necessária para terceirizar alguns serviços. Este tipo de gestão assegura ao gestor mais liberdade para se envolver em outros processos. Este elemento é determinante para que a organização mantenha sempre o seu ritmo acelerado de crescimento.

Todavia, isso só é possível de se firmar a partir de uma harmonização completa dos processos internos de ambas as empresas.

5. Maior poder de barganha

Um benefício que é importante destacar é a facilidade de negociação com fornecedores que essa ferramenta de gestão possibilita. Será possível ter um poder maior de barganha com os parceiros, devido ao fato de existirem várias empresas cadastradas em seu banco, criado a partir de alguns critérios. Além disso, é possível confrontar os preços das instituições e criar uma disputa entre as principais delas.

Essa concorrência pode ser com relação aos prazos de entrega ou preços. Você poderá selecionar a empresa que disponibilizar as melhores condições.

6. Maior valor agregado no produto final

O produto final das suas vendas dependerá da qualidade das peças adquiridas e utilizadas em sua realização. Simultaneamente, podemos afirmar que a gestão de fornecedores tem influência direta no valor agregado e na qualidade dos produtos vendidos ou dos serviços oferecidos por sua oficina mecânica.

Caso a sua intenção seja manter um alto padrão de excelência em suas atividades, é possível adicionar em seu cadastro de fornecedores somente os que disponibilizam os melhores serviços ou produtos.

7. Diminuição dos riscos com a falta de insumos

A segurança que você comerciante terá em relação à falta de peças na hora de adquirir e realizar a reposição é um dos principais benefícios, possibilitado por uma boa gestão de fornecedores. Isso, pois se não tiver o produto desejado ou algum fornecedor falhar na entrega, você poderá entrar em contato com outros e o seu negócio não ficará desamparado.

Em conclusão como você deve ter percebido ao longo do post, utilizar boas práticas para otimizar o relacionamento ajuda muito na gestão de fornecedores. Essa deve ser uma ação estratégica para a organização, pois, além de simplificar a execução das operações, também oferece muitas vantagens competitivas que melhoram os serviços e produtos destinados aos clientes.

Como resultado ao seguir as dicas dadas nesse post, todos os envolvidos só têm a ganhar em seus respectivos setores.

Viu como é fácil e vantajoso realizar a gestão de fornecedores em seu comércio? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de nossas atualizações!  

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!