people.using.credit.card.fraude

Descubra quais são as principais fraudes de cartão de crédito

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Conheça os tipos de fraudes de cartão de crédito mais comuns e descubra como se proteger o seu negócio delas

As fraudes de cartão de crédito estão cada vez mais comuns e cabe ao lojista conhecer essas manobras, para que consiga tomar medidas preventivas que evitem essas ocorrências e garantam a segurança nas transações financeiras.

Vale lembrar que a responsabilidade pelos prejuízos causados por esse tipo de fraude é do empreendedor. Por isso, apresentaremos as estratégias mais comuns para que você consiga se preparar e evitar maiores problemas. Continue a leitura!

Cartões de crédito são seguros?

Embora os fraudadores busquem por novas alternativas para realizar golpes, o cartão de crédito ainda é um meio seguro de pagamento. Oferecê-lo aos clientes aumenta a chance de vendas, ajudando a fidelizar os consumidores.

Porém, é preciso adotar certas condutas para evitar a incidência de problemas e garantir o recebimento das vendas.

Quais são as principais fraudes de cartão de crédito?

Relacionamos aqui os golpes mais comuns, para que você tenha como se blindar ao máximo dessas ocorrências.

Maquininha falsa

Nesse golpe, uma pessoa chega ao estabelecimento se identificando como um agente da operadora de cartão. Ele informa que a máquina será trocada e substitui o aparelho do lojista por um que está com o seu cadastro. Assim, todas as vendas realizadas caem na conta do fraudador.

Ele não só transfere todos os valores vendidos como captura os dados dos cartões dos clientes da loja.

Chargeback

A operação de chargeback ocorre quando o cliente contesta uma compra, solicitando o estorno do valor. Nesses casos, o lojista fica sem receber pela venda.

Porém, algumas pessoas estão usando esse recurso de má-fé, fazendo compra, utilizando o produto ou serviço e depois solicitando o chargeback.

Para evitar isso, é indicado o uso de tokens para autenticação do comprador ou a contratação de facilitadores que farão a intermediação dessa transação.

Clonagem de cartões

A clonagem é uma fraude muito comum no universo de cartões de crédito. A maneira mais utilizada para obter os dados é com a ajuda de um skimmer, ou “chupa-cabra”. Esse dispositivo é instalado dentro dos leitores de cartões eletrônicos e é capaz de obter os dados desse cartão, usando-os posteriormente para compras que não foram autorizadas pelo titular.

Fraude amiga

Nesses casos, o titular empresta o cartão para amigos e familiares, que fazem a compra. Ao não reconhecer a transação, essa pessoa pede o cancelamento e o lojista deixa de receber o valor.

As ocorrências de fraude amiga são muito comuns em e-commerces e sites, porque basta que a pessoa tenha os dados completos, sem precisar do cartão físico para concluir a compra.

Essas foram as nossas dicas, descubra como se proteger as suas cobranças.

Agora que você conhece as principais fraudes de cartão de crédito, procure avaliar como são feitas as cobranças dos seus clientes e identificar pontos frágeis nesse processo.

Assim, você conseguirá tomar as providências necessárias para evitar ocorrências negativas e aumentar a segurança das transações, tanto para você como para os consumidores.

A Neopag ajuda a garantir a segurança, atuando como intermediadora na análise de informações e liberação de crédito.

Se você quer saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!