Descubra o que é o fluxo de cobrança recorrente

Manter a taxa de inadimplência sob controle é importante para a saúde financeira da empresa. Os lojistas estão sempre em busca de estratégias capazes de manter os recebimentos em dia, conseguindo assim cumprir com as suas obrigações com funcionários e fornecedores. Uma dessas ferramentas é o fluxo de cobrança recorrente.

Com esse método, é possível fazer uma previsão das receitas e aumentar o volume de recebimentos, além de ser mais conveniente para o consumidor.

Quer saber mais sobre esse tipo de cobrança?

O que é fluxo de cobrança recorrente e como funciona?

A cobrança recorrente é similar a um serviço de assinatura. Nesse modelo, a cobrança é feita por períodos, seguindo o que foi acertado em contrato (semanal, quinzenal, mensal ou trimestral).

A adesão a esse modelo permite fazer uma previsão das receitas, aumentando a segurança do lojista e possibilitando um planejamento.

Esse sistema funciona da seguinte maneira: a empresa define o valor e a data de vencimento. A quantia é cobrada automaticamente, sem precisar que o lojista faça esse trabalho todas as vezes.

Quais são os principais tipos de cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é geralmente usada em modelos de assinatura. Serviços de streaming como Netflix e Spotify são empresas famosas que usam o método.

Entre os meios de pagamento para esse tipo de cobrança, geralmente são usados boleto, crediário, cartão de crédito ou débito direto em conta.

Boleto bancário

É o meio de pagamento adotado por clientes que não têm cartão de crédito ou conta bancária que permite o débito direto. A liberação do valor está condicionada ao pagamento. O tempo de processamento leva de dois a três dias úteis.

Crediário

O crediário também usa boletos para pagamento de compras de maior valor que foram parceladas, mas eles podem ser emitidos já no momento da aquisição do produto. Cabe ao cliente fazer os pagamentos no dia de vencimento para evitar a cobrança de juros, multas e a inclusão do CPF em órgãos de proteção ao crédito.

O uso de um sistema automatizado para crediário permite que a cobrança seja feita de maneira amigável ao cliente, otimizando o tempo do lojista e mantendo o bom relacionamento com esse consumidor.

Cartão de crédito

O cartão de crédito diminui a possibilidade de inadimplência. O valor é cobrado diretamente, se houver limite disponível. Quando há um grande volume de operações, a empresa pode negociar as taxas com o banco ou o intermediador de pagamento.

Débito automático

O débito automático prevê a cobrança do valor diretamente na conta bancária informada pelo cliente, desde que haja limite disponível. É um sistema bem mais confortável e automático, que libera o cartão de crédito para outros usos.

Quais são as vantagens desse modelo de cobrança?

O recebimento recorrente aumenta a geração de fluxo de caixa e ajuda a criar um vínculo permanente com o cliente. Tal vínculo depende da satisfação do consumidor, por isso é importante investir em produtos e atendimento de qualidade.

Além disso, esse sistema favorece a aplicação de estratégias de atendimento e a avaliação de métricas como aumento de vendas, cancelamentos, aquisições de pacotes mais completos de serviços, entre outros.

Neste post, você pôde entender o que é o fluxo de cobrança recorrente, como funciona e as vantagens que apresenta para o seu negócio.

Quer receber mais informações úteis? Curta a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.