Crediário online: o guia completo sobre crediário para sua loja

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Muito diferente do que boa parte dos lojistas pensa, oferecer um crediário online próprio está mais fácil do que nunca e não se limita mais, somente, às grandes redes do varejo. Aliás, esse tipo de estratégia costuma render até mais vantagens e facilidades para o pequeno e médio empresário, tendo em vista a proximidade maior com o público.

Sendo assim, nós, como bons especialistas no assunto e pensando em ajudar e orientar você a faturar mais e gerir melhor o seu negócio, resolvemos preparar este guia completo sobre crediário online e dicas infalíveis que todo lojista precisa saber.

Portanto, continue a leitura até o final, tome nota e mãos à obra! Vamos lá?

Afinal, o que é crediário online?

Certamente, você já viu nas grandes lojas e redes de varejo a opção de pagar com um “carnê” próprio, que seria um modo mais prático de facilitar e parcelar o valor, sem necessariamente, depender de um cartão de crédito. Isso ainda é muito comum no Brasil e no mundo.

O que mudou foi que, com o avanço da tecnologia e da internet, o procedimento se “popularizou”, o que viabilizou que lojas pequenas também pudessem trabalhar com isso.

Daí, surgiu a ideia de crediário digital, totalmente online, que permite que o pequeno lojista consiga analisar o crédito do cliente, a sua situação atual na praça, consultar as referências com outros comerciantes, propor planos mais adequados e, claro, fazer toda a gestão dos recebimentos, cobranças, juros etc.

Resumindo, agora você pode ter o próprio “carnê” em sua loja, de forma online e moderna, e oferecer mais essa opção de pagamento aos consumidores, sem renunciar às garantias, seguranças e praticidade.

Na prática, como funciona um crédito digital em lojas pequenas?

Vamos lá! Para explicar com mais detalhes como funciona o crédito online para lojas pequenas, é importante conhecer como é a estrutura desse sistema.

Antes de qualquer coisa, saiba que se trata de um serviço especializado, portanto, você não precisa se preocupar em desenvolver ou planejar nada do zero, ok? Basta procurar uma empresa especialista, que ofereça um sistema ou plataforma pronta para você apenas escolher um plano e usufruir de todas as funcionalidades.

Feito isso, você vai precisar apenas instalar o sistema no seu computador e no seu celular, e começar a trabalhar. Para que se tenha uma ideia melhor de como funciona na prática, vamos a um exemplo. Imagine que um cliente vá à sua loja de roupas e calçados em busca de uma peça qualquer, mas por estar no fim do mês, o seu cartão de crédito não tem limite suficiente para aquela compra. Para você não perder a venda, oferece o crediário online.

No entanto, para ter total garantia de que aquele cliente é bom pagador, o sistema faz uma avaliação imediata de seu perfil, consulta seu CPF nos órgãos de crédito e pesquisa referências com outros lojistas. Se tudo estiver certinho, a ferramenta ainda simula e sugere o crédito adequado para aquele cliente (podendo ser personalizado).

Por fim, toda a gestão dos recebimentos, parcelas, juros e cobranças também são controlados pelo sistema de crédito online e, dessa forma, a sua loja se preocupa apenas em acompanhar as operações. Prático, né?

Quais são os verdadeiros benefícios de um crédito online para o pequeno lojista?

Resumindo, sua loja poderá atuar da mesma forma que as grandes redes de varejo sempre fizeram, mas agora com ferramentas mais acessíveis. Para você conferir algumas vantagens imbatíveis que um “carnê” próprio pode proporcionar ao seu negócio, destacamos alguns fatores indiscutíveis para quem trabalha com esse tipo de ferramenta. Vamos conferir?

Juros mais baixos

Todo mundo sabe que os bancos brasileiros não são muito amigáveis quando o assunto é taxa de juros, concorda? Basta atrasar um dia no pagamento do cartão de crédito, para o cliente ser pego de surpresa no próximo boleto com cobranças exorbitantes.

Além disso, essas cobranças a mais só servem para dar dor de cabeça ao consumidor e enriquecer mais ainda o banco. Já com o crediário online, as taxas são bem mais leves e justas, tanto para o comprador, como para o lojista. Afinal, mesmo que o cliente atrase um dia, os juros cobrados serão pagos diretamente à loja e não ao banco.

Por fim, essa questão pode ser um grande diferencial para fechar um negócio, especialmente, com aqueles clientes que têm um pé atrás para usar cartões de crédito, justamente, pelo medo de se endividarem com as cobranças abusivas.

Prestações personalizáveis

Quando uma loja opta em oferecer um crediário online, quem decide pelo limite de crédito e número das parcelas é o próprio lojista, sempre amparado por conselhos e sugestões da plataforma. No entanto, se for o caso de o cliente precisar negociar ou aumentar o prazo de pagamento, você terá toda a autonomia para definir as melhores maneiras, diferentemente, do que acontece com os cartões de crédito.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Na prática, você negocia com o cliente o melhor plano, que agrade os dois lados, incluindo ou não juros, entradas, abatimentos etc.

Dessa forma, o cliente consegue se programar melhor e a loja tem mais flexibilidade de negociação com o seu público.

Mais oportunidades de venda

Você sabia que, no Brasil, a cada 3 pessoas, 1 não tem conta no banco e cartão de crédito? Pois é, bastante gente com poder de compra, mas com poucas alternativas de negociação. Dessa forma, a sua loja tem a excelente oportunidade de conquistar esse público e aumentar o faturamento.

Além disso, o crediário online não visa atrair apenas quem não tem banco ou cartão, mas também funciona como uma alternativa àqueles que, simplesmente, não podem ou não querem comprar naquele momento, usando os serviços bancários.

Por exemplo, a pessoa que está com limite comprometido no cartão ou que precise usá-lo para outro fim no mesmo mês, também pode ser um cliente do crediário online. O simples fato de ter esquecido o cartão em casa também é mais um exemplo, entre muitos outros. O importante é ter sempre uma alternativa a mais para fechar um bom negócio e não perder vendas!

Aumento do faturamento

Para que se tenha uma ideia, uma pesquisa recente realizada no interior do Rio, apontou que as vendas por “carnês” chegam a representar 60% do faturamento das lojas locais. Isso não é uma realidade só dessa região!

Agora imagine o quanto esse número impactaria no seu faturamento mensal, só de poder oferecer um meio de pagamento próprio na sua loja, ainda mais moderno e prático do que o velho “carnê” convencional.

Indiscutivelmente, o crediário digital é uma oportunidade de crescimento e de captação de novos clientes e nichos específicos em seu bairro, cidade ou região.

Facilidade na gestão

Como destacamos acima, uma das principais vantagens hoje de se optar por trabalhar com um crediário online é que a sua loja pode se despreocupar com a maior parte da gestão. Em primeiro lugar, você já vai contar com uma plataforma completa e prontinha para usar, ou seja, não precisa desenvolver ou criar um sistema próprio.

Depois, há uma infinidade de funções a sua disposição que tornará a sua gestão algo descomplicado e prático, desde o momento da negociação até uma possível cobrança de inadimplência. Para entender melhor, algumas vantagens que um sistema desse pode proporcionar a sua gestão de crédito, veja a seguir:

  • analise por completo o perfil de seu cliente, desde a consulta do CPF nos órgão de proteção ao crédito do Brasil até as referências de outros comerciantes;
  • crie planos personalizados de suas parcelas;
  • controle o fluxo de recebimentos, sua carteira de créditos e de clientes, e muito mais;
  • consulte gráficos, relatórios e tabelas didáticas e explicativas;
  • melhore e automatize a comunicação com seu público;
  • plataforma automatizada, para você não perder tempo, dinheiro e nem a paciência com as cobranças;
  • possibilidade de contar com especialistas para negociarem acordos em nome de sua loja (previamente configurado pelo lojista).

Fidelização do cliente

Por fim, outra vantagem indiscutível que o crediário online oferece ao lojista é a aproximação e o relacionamento com o seu público. Afinal, com esta estratégia, a sua loja possibilita mais uma alternativa de pagamento aos clientes, o que, naturalmente, gera uma sensação de confiança, valor e credibilidade de sua marca.

Além disso, ao optar por um crediário online, seu cliente passa a ter um cartão exclusivo da sua loja no celular. Para pagar as parcelas ele pode efetuar o pagamento, tanto por boleto, como voltando à loja, o que aumenta essa relação e, claro, possibilita novas compras.

Isso é fundamental nos dias de hoje, em que os mercados estão cada vez mais competitivos e os clientes mais exigentes. Fidelizar a clientela, então, se torna uma estratégia de diferenciação e que pode render benefícios incalculáveis.

E como começar a oferecer o crediário digital em minha loja?

Lá em cima no texto, explicamos que, primeiramente, você precisa encontrar uma empresa especialista no assunto e adquirir um plano, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Para facilitar, apresentamos a Neopag, uma das ferramentas de gestão de crédito mais utilizadas e referenciadas em todo o Brasil e no mundo. A empresa, além de contar com uma tecnologia de ponta e uma plataforma moderna, inteligente e prática para todo tipo de lojista, ainda é considerada a primeira a oferecer cartões digitais a seus clientes. Uma ideia inovadora que elimina intermediários e fortalece o mercado local.

Sendo assim, chega de processos obsoletos, lentos, custosos e ineficientes para oferecer e gerir créditos aos seus clientes. A Neopag é a solução completa, com melhor custo-benefício, tecnologia e praticidade que a sua loja precisa para se transformar em uma verdadeira máquina de vendas.

Em resumo, essas foram algumas dicas e esclarecimentos sobre o que é e como funciona um sistema de crédito online. Sendo assim, não espere muito ou abra espaço para a concorrência oferecer mais vantagens do que a sua loja. Pesquise e consulte planos para seu negócio decolar e se destacar no mercado.

Gostou? Quer começar a faturar mais e a fidelizar seus clientes? Então, converse com nossos especialistas e conheça os melhores planos de crediário online do mercado.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!