Consumidores Conectados em Rede

Consumidores conectados em rede: Tudo que o lojista precisa saber

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Este artigo é parte do guia sobre as melhores práticas de vendas online ou não presenciais durante datas sazonais, comemorativas (dia das mães, black friday, natal, etc..) ou mesmo durante a pandemia que ainda nos acompanhará por um tempo. A ideia a ajudar o comerciante como organizar uma experiência de compra sem estresse para seus clientes e permanecer competitivo.

Para consumidores que adoram ficar conectados online e são altamente ativos nas redes sociais, isso inclui streaming de análises de produtos, compartilhamento de vídeos de “unboxing” e troca de opiniões e recomendações para seus seguidores. Essas redes e comunidades online tornam-se então um novo grupo de clientes interessados.

Por causa disso, suas opiniões são imensamente influentes – esses consumidores conectados em rede têm acesso a grandes grupos de consumidores que estão procurando ativamente por dicas sobre coisas que seus colegas gostam ou apreciam, o que pode ser poderoso para vendedores online que caem em suas boas graças. Mais de 24% dos consumidores conheceram um produto ou marca por meio de recomendação, de acordo com a GlobalWebIndex . E, de acordo com Adweek , 63% da Geração Z quer ouvir “colegas e pessoas comuns, não celebridades”.

Para evitar perder oportunidades de envolver consumidores em rede on-line ou se tornar uma história de terror com sua empresa, alvo de críticas negativas ou reclamações nas redes sociais, aqui estão algumas dicas sobre como criar experiências positivas e dignas de compartilhamento.

Compreender os consumidores conectados em rede

Como os consumidores em rede se preocupam com as opiniões dos outros, eles terceirizam análises de produtos e compartilham experiências positivas (e negativas) em vários pontos de contato e canais.

Eles estão mais do que conectados. Os consumidores em rede não estão apenas conectados, eles estão ativamente envolvidos em uma variedade de comunidades online. Quando os shoppings eram a principal opção de varejo, eles teriam trazido amigos com eles em cada visita de compras. Agora, eles procuram conselhos de compras nas redes sociais e aplicativos móveis. Além do Facebook, Reddit, Pinterest e Snapchat, o uso de aplicativos de varejo dobrou no ano passado, de acordo com o Business Insider , que também credita esse uso crescente de aplicativos móveis com vendas recordes no feriado.

Eles tendem a ser mais jovens. Em uma pesquisa com consumidores da Geração Z do banco de investimentos e empresa de gestão de ativos Piper Jaffray, 73% dos entrevistados disseram preferir que as marcas os contatem sobre novos produtos por meio do Instagram. O Snapchat seguiu como o segundo método preferido, com cerca de 50%. E, de acordo com Convince and Convert , 77% dos millennials recomendaram um produto ou serviço para outra pessoa. Isso os torna 50% mais propensos do que outros segmentos a elogiar boas experiências boca a boca.

Eles valorizam as opiniões dos outros em relação ao marketing. O que esses consumidores realmente desejam são as opiniões honestas de outras pessoas. Uma pesquisa do Gartner descobriu que 84% dos millennials disseram que o conteúdo gerado por usuários desconhecidos influencia o que eles compram. Com o comprador em rede, as fotos, descrições e comentários da vida real ganham o dia.

Como atender às expectativas dos consumidores em rede

Para esses consumidores altamente conectados, tudo se resume a relacionamentos. Suas contribuições para suas comunidades online favoritas são motivadas pelo desejo de serem autênticos e prestativos, e as empresas que se preocupam com sua reputação online devem ser capazes de se relacionar.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Seja autêntico. De acordo com um estudo do New York Times sobre “compartilhadores online” frequentes que analisou o que os motiva, 68% publicam algo online para dar às pessoas uma noção melhor de quem são e do que se importam. Esse tipo de autenticidade se estende às marcas que eles apóiam e recomendam. O compartilhamento de conteúdo relacionado, especialmente nas datas sazonais, é uma oportunidade para as empresas se conectarem com pessoas que compartilham experiências semelhantes. Por exemplo, um torrador de café poderia postar sobre o quanto eles gostaram da primeira xícara de café nas manhãs de inverno. Se o sentimento repercutisse nos clientes, eles poderiam compartilhar a postagem com amigos e associar a marca à nostalgia do feriado.

Forneça informações úteis.O estudo do New York Times também descobriu que 94% dos compartilhadores online consideram cuidadosamente como as informações que compartilham serão úteis para o destinatário. Para empresas que vendem roupas, artigos para o lar, produtos de beleza – qualquer coisa que atenda às necessidades do consumidor – isso significa considerar como e por que seu produto está sendo usado e trazer essas informações logo de cara. Se você é uma marca de cuidados com a pele e vende loção hidratante para bebês, incluindo detalhes de produtos pertinentes sobre sensibilidades da pele, quanto tempo dura a aplicação, etc., deixa os pais à vontade e abre a porta para que transmitam suas recomendações a outros pais que procuram produtos hipoalergênicos para seus próprios filhos. Seja o mais útil e transparente possível sobre o que você vende e como os clientes (e suas redes) podem se beneficiar.

Construa uma comunidade. Compartilhar uma experiência de compra faz com que os consumidores em rede se sintam envolvidos e valiosos. É um qualificador importante para outros consumidores em rede que estão avaliando uma compra – 49% dos compartilhadores on-line frequentes no estudo do New York Times disseram que o compartilhamento permite que eles informem outras pessoas sobre os produtos de que gostam e, potencialmente, mudem opiniões ou incentivem ações. Incentive os consumidores a postar sobre sua experiência. Ao criar um sentimento de pertença à sua marca, você pode aumentar a fidelidade de uma base de clientes muito tempo depois das datas sazonais.

Como chamar a atenção deles

Esses consumidores são conhecidos por se expressarem e procuram outros consumidores em rede para fazer o mesmo . Gratos pelas recomendações dos outros, eles naturalmente retribuem o favor. Dê a esses consumidores ferramentas para promover sua marca.

Organize experiências de compra compartilháveis. O conteúdo gerado pelo usuário ajuda a impulsionar a autenticidade da marca. Criar uma área em sua loja com o compartilhamento social em mente. “Um letreiro de néon, uma parede impressa, uma peça de arte única ou uma bela cafeteria são fotos ‘dignas do Instagram’ para clientes e conteúdo gratuito para você. Exiba hashtags de marca e seus canais sociais para marcação nas proximidades e considere incentivar os clientes com exibições de mídia social na loja, compartilhando as melhores imagens em seus canais de marca. ” Não se esqueça de adicionar seu Instagram ao seu site para destacar todas as hashtags e mostrar seus fãs no ponto de compra online. E, o mais importante, envolva-se com os clientes que estão compartilhando conteúdo com você – responda, comente e curta suas postagens para garantir que se sintam vistos e ouvidos.

Peça a opinião deles. A maneira mais fácil de fazer isso é com avaliações e classificações de produtos online. A maioria dos consumidores em rede fica feliz em compartilhar suas opiniões e recomendações com outras pessoas que procuram presentes. Se ainda não o fez, priorize a oferta de vários canais para que os clientes se envolvam e entrem em contato com você online – abra suas mensagens diretas nas redes sociais, crie um suporte ao cliente no Twitter, aproveite o chat ao vivo em seu site certifique-se de acompanhar por e-mail.

Recompense seu fãs. Clubes, assinaturas, conselhos comunitários e programas de fidelidade não apenas atendem ao desejo dos consumidores em rede por conectividade, mas também podem permitir que você cultive novas redes em torno de sua marca que você pode ativar de outras maneiras. Ofereça recompensas, como convites para eventos de férias na loja, códigos de cupons personalizados que podem ser compartilhados com amigos e familiares e outras promoções em que a participação na comunidade vai além da compra. Além disso, incentive-os a convidar seus amigos para participar.

Como a maioria dos consumidores, os consumidores em rede desejam ter uma experiência positiva. É a jornada geral deles para encontrar o presente perfeito e a conexão que eles formam com sua marca que compartilharão com sua comunidade. Ao criar e promover uma presença online inclusiva e autêntica, os vendedores online podem se tornar a próxima adição ao círculo interno do comprador em rede. E é essa confiança que os fará voltar depois de 31 de dezembro.

Datas sazonais podem ser a época do ano mais movimentada para as empresas. Desde ajudar os consumidores a encontrar o presente perfeito até manter seu estoque em dia, os vendedores precisam usar várias funções. A Neopag está aqui para ajudar. Temos uma solução completa para ajudar a controlar as vendas parceladas de seus clientes. E fizemos nossas ferramentas funcionar como um ecossistema com aplicativos para você e seu cliente. Com Neopag você economiza tempo e dinheiro – e tomando decisões mais fáceis. Assim, você também pode aproveitar as datas sazonais para vender mais! Veja como o Neopag funciona .

fonte: https://squareup.com/us/en/townsquare/networked-shopper

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!