gestão de crise_foto

3 Ações práticas para gestão de crise.

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Você tem acompanhado nos noticiários as ações dos governos pelo mundo? 

Se a resposta for sim, você, deve ter percebido que esse momento está sendo tratado como um cenário de guerra, uma guerra à pandemia global.

O termos também tem sido usado aqui no Brasil , com a aprovação do “orçamento de guerra” pelo congresso. Nos Estados Unidos o presidente tem usado o termo ato de guerra para impor uma reconversão industrial, fazendo com que as empresas automobilísticas produzam respiradores e outros equipamento para lidar com a pandemia.

Com base no trabalho dos cientistas do Imperial College de Londres, cientistas que estão estudando e projetando cenários sobre a pandemia do novo coronavírus, governos têm previsto 3 meses de muita incerteza e reforço das políticas de isolamento.

Diante desse cenário de incertezas, listamos 3 medidas práticas para você fazer agora para já ir se preparando  para os próximos 3 meses e também depois desse período crítico, como de adequar às mudanças de comportamento que essa pandemia deixará para os próximos 18 meses.

Então vamos lá para as três principais ações para você enfrentar esse momento de pandemia global: 

1 – MANTER APENAS O ESSENCIAL PARA O SEU NEGÓCIO

O momento é de apertar os cintos, ao menos para os próximos 3 meses. É importante levantar tudo o que não é essencial e esteja relacionado diretamente com o seu negócio.

Por exemplo, se você tem uma internet exclusiva para clientes da sua loja, suspenda! 

Se você tem equipamento elétricos que não estão sendo usados, tire da tomada!

O momento aqui é de pensar apenas o que é essencial para seu negócio.

Se você ainda tem mercadorias para receber, negocie com o fornecedor para adequar de forma mais espaçada a entrega e eventualmente negociar prazos.

Já os serviços diretamente relacionados com seu negócio, como sistemas de gestão é importante que eles sejam mantidos, especialmente para controle de vendas a receber que, mesmo com isolamento, podem continuar sendo recebidas por boletos.

2 – AÇÕES PARA MANTER A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA

A cada dia temos novidades do setor público e privado com ações para ajudar a economia não parar.

Essas ações podem ser vitais para os pequenos comerciantes e também para grande parte da população, que teve a renda severamente comprometida por conta da pandemia.

Dentre as ações que já foram anunciadas destacamos 4 abaixo:

  • Renda Básica Emergencial: Estima-se que 54 milhões de brasileiros serão beneficiados por 3 meses com uma renda entre R$ 600,00 e R$ 1.800,00. 
  • Linhas de Crédito: Estão sendo anunciadas diversas de linhas de crédito que são ótimas opções para empresas com caixa apertado. Como é o caso de empréstimo para financiar a folha de pagamento por 2 meses, com carência de 6 meses e prazo de até 36 meses para pagamento, com juros “a preço de custo” de 3,75% ao ano.
  • Subsídios tributários: No nível municipal, estadual e federal várias ações para subsídios que vão dar um alívio para os pequenos empreendedores.
  • Alongamento de prazos: Muitos tributos estão tendo prazos de pagamento postergado e também podem ajudar dar mais fôlego para o pequeno comerciante.

Esse são apenas alguns dos temas que abordaremos em uma série de vídeos específicos aqui no blog e no nosso canal do youtube,  onde iremos detalhar cada um desses temas. Continue acompanhando!

3 – PENSAR NO PÓS-PANDEMIA

Vários cientistas têm previsto como será o mundo pós-pandemia, e parece ser um consenso de que as dinâmicas sociais, principalmente no comércio, vão mudar.

As mudanças se darão por exemplo pelo uso mais presente de máscaras, diminuição das grandes aglomerações e talvez o ponto mais expressivo seja a mudança do hábito de consumo, assim espera-se que consumidores comprem mais de forma não presencial.

Desta forma e olhando para o futuro, o que o devemos começar a pensar e testar nesses próximos meses:de mais importante seja, 

  • Testar novas formas de venda não presencial. Use o Whatsapp, com a lista de transmissão, para falar das novidades e continuar expondo os seus produtos.
  • No caso do comércio local, vale a pena estruturar um processo de entregas de produtos ou de  produtos para prova. Sempre tomando cuidado com a higienização e com os cuidados pessoais.
  • Estruturar os processos de cobrança para continuar recebendos suas vendas e evitar inadimplências.
  • Experimentar um processo eficiente de recuperação de crédito. Com possibilidade de renegociação de dívidas e parcelamentos.

Fizemos um vídeo muito especial para você entender um pouco melhor sobre essas 3 principais ações práticas contra a crise da pandemia, veja no link abaixo:

Vídeo 3 dicas práticas de gestão de crise

Agora é a hora de se preparar para os 3 próximos meses que tendem a ser os mais desafiadores, continue se protegendo e acompanhando os nossos conteúdos, fique ligado nas novidades que teremos em breve nas nossas redes sociais.

Gostou das dicas?

Deixe o seu comentário abaixo de outros temas que você gostaria de ler aqui. 

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!