compras por impulso

Compras por impulso: saiba como usá-las ao seu favor no marketing

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Você já saiu de casa determinado a não gastar dinheiro e acabou fazendo compras por impulso? Esse comportamento é comum, e mesmo as pessoas mais organizadas em relação a dinheiro sofrem com o apelo de algumas lojas.

A boa notícia é que você pode usar as mesmas ferramentas para aumentar o faturamento do seu negócio. Quer entender melhor o assunto? Acompanhe o post!

Como o brasileiro compra por impulso?

Para que você entenda melhor o cenário das compras por impulso no Brasil, reunimos alguns dados de pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

A sensação de fazer um bom negócio é um dos principais motivos que levam uma pessoa a comprar fora do seu planejamento. As promoções respondem por 51% das compras feitas por impulso, seguida de preço atrativo (31%), aspectos do produto como beleza e funcionalidade (6%) e facilidade de pagamento (4%).

Embora a facilidade de pagamento seja o último dos fatores que incentivam uma aquisição por impulso, ele exerce papel importante na decisão do cliente. Seis a cada dez consumidores aproveitam a oferta de crédito para fazer esse tipo de compra.

Como estimular as compras por impulso?

Algumas estratégias são extremamente eficientes para estimular a compra e fazer com que os clientes levem um item que não precisam ou não queriam a princípio. Destacamos as principais.

Desperte o desejo

O primeiro ponto para uma compra é atrair a atenção do consumidor. Para isso, invista em estímulos olfativos, visuais e auditivos.

Crie um espaço agradável, exponha os produtos de maneira interessante e coloque uma música agradável no local. Perfumes também são um excelente instrumento para criar a sensação de bem-estar, por isso, aposte em aromatizadores ou, até mesmo, desenvolva um cheiro que seja a identidade da sua loja.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Mapeie as zonas quentes e frias do estabelecimento

Identificar as zonas quentes e frias da loja ajuda a elaborar estratégias de atração do consumidor.

As zonas quentes têm um maior fluxo de pessoas e são mais rentáveis, enquanto as zonas frias contam com uma menor circulação de clientes e geram menos receita.

Para incentivar as compras, identifique os produtos mais vendidos e posicione os que não tem tanta saída próximo a eles, nas zonas quentes. Isso vai chamar a atenção a um item ignorado e estimular a aquisição.

Invista em promoções

Lembra que a sensação de fazer um bom negócio é um ótimo estímulo para as compras por impulso? Um preço interessante, um combo que oferece desconto na aquisição do produto, ou qualquer condição que desperte o sentimento de uma boa oportunidade no consumidor incentivará a compra por impulso.

Ofereça um crediário próprio da loja

Despertar o desejo de compra e não oferecer condições para que seja concretizada só causará a frustração do seu cliente e pouco ajuda no aumento da receita. Depois de trabalhar os estímulos de venda, não esqueça de oferecer opções facilitadas de pagamento.

Muitos consumidores usam cartão de crédito, mas alguns não têm acesso a isso e outros estão com o limite comprometido. Por isso, o crediário da loja é a solução ideal para que o cliente feche o negócio e, principalmente, faça essa compra com você e não com o concorrente.

Apresentamos aqui como você pode usar as compras por impulso como ferramenta de marketing e aumentar as vendas no seu comércio.

Tem alguma estratégia eficiente que você costuma aplicar? Compartilhe conosco nos comentários!

Se gostou desse conteúdo compartilhe!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!