Como negativar um cliente? Aprenda agora mesmo!

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Se você tem problemas de inadimplência na sua loja e percebe que as negociações parecem não render muitos resultados, é bom saber como negativar um cliente em um dos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, é muito importante ressaltar que essa ação deve ser realizada sempre em última instância, quando não houver mais esperanças de um acordo entre as partes.

Antes de tudo, indicamos prezar por uma análise e avaliação mais apurada do perfil de cada cliente no momento de negociação e também pelo bom uso de técnicas de cobrança.

Sendo assim, quando não há outra saída, saiba como negativar um cliente com as dicas abaixo!

Mantenha o cadastro do cliente atualizado

Sua loja ficará responsável por informar todos os dados do devedor, assim como de sua dívida. Dessa forma, é importante que você mantenha o cadastro em dia, com informações do tipo: nome completo, endereço, CPF ou CNPJ, data da compra, vencimento, valor total e pendente.

Afinal, se algum dado não “bater”, por exemplo, o nome informado não conferir com o CPF, a negativação será recusada. Além disso, se você incluir informações de outra pessoa, sua loja estará sujeita a uma ação judicial.

Tenha documentos que confirmem a dívida

Lojas que utilizam crediários, costumam trabalhar com notas promissórias, o que já serviria como comprovante para negativar o cliente. Qualquer tipo de documento de valor fiscal ou contratual que seu estabelecimento utilize ao fechar um negócio é fundamental que fique guardado, pelo menos, até a quitação total da venda.

Sem isso, o cliente pode recorrer e alegar que está sendo cobrado indevidamente e, dessa forma, a sua dor de cabeça pode ser ainda maior.

Verifique o tempo de atraso

Ainda que tenha como negativar um cliente, logo no dia seguinte do vencimento da dívida, o mais recomendado é aguardar até 5 dias para começar uma cobrança amigável. Caso não obtenha o resultado desejado, aí sim indica-se fazer a negativação.

Durante esse período, busque se comunicar e entender a situação do consumidor, se mostrando flexível. Lembre-se que negativar alguém deve ser sempre a última cartada.

Acesse o sistema do órgão de proteção ao crédito

Para efetuar a negativação, basta acessar o site oficial de um dos órgãos de proteção ao crédito e realizar o cadastro, incluindo as informações e dados do cliente e de sua dívida. O processo é realizado de forma online, rápida, prática e segura.

Por fim, é importante que haja, pelo menos, um aviso de que sua loja poderá realizar essa ação, mediante o insucesso das negociações anteriores.

Enfim, essas foram nossas dicas de quando e como negativar um cliente por falta de pagamento. Antes de terminar, vale reforçar a ideia de que esse tipo de ação deve ser tomado em último caso e a melhor estratégia é sempre contar com meios modernos e inteligentes de análise e avaliação do crédito do consumidor. Por exemplo, por meio de um crediário online, e, ainda assim, em caso de inadimplência, buscar negociações amigáveis e flexíveis.

Gostou do post? É lojista e quer deixar seu estabelecimento mais eficiente e protegido maus pagadores? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das próximas dicas e novidades.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!