O que é Cadastro Positivo?

ebook crediario proprioPowered by Rock Convert

Nos últimos meses foi muito comentado sobre o Cadastro Positivo, isso porque recentemente foi aprovado a criação do cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito do Brasil, como SPC, Serasa, Quod e Boa Vista. A participação dos dados nesse novo sistema, que antes era necessária a solicitação, se tornou automática para todos os CPFs e CNPJs do Brasil a partir do dia 9 de julho deste ano. Mas o que é isso, e quais serão as principais mudanças?

Para contextualizar, primeiro vamos falar sobre como era antes dessa nova regra. Antes da aprovação do cadastro positivo só existia o cadastro negativo, que é as informações sobre as inadimplências de consumidores e empresas. Ou seja, os compromissos financeiros, dívidas, que não foram pagos e continuam em aberto. Esses dados podem ser consultados como uma análise de risco e crédito por aqueles que desejam realizar negócios ou conceder crédito aos consumidores. Entretanto, esse tipo de dado só era disponibilizado em casos de devedores. Por isso, com o intuito de tornar o processo de concessão de crédito mais justo foi criado também o cadastro positivo.

O cadastro positivo já é um sistema muito comum em outros países. Ele reúne as informações de compromissos assumidos e pagamentos realizados de empresas e consumidores, identificando-os como bons pagadores através de um score, uma nota. Essas notas do cadastro positivo variam de 0 a 1000, sendo que mais próxima a 1000 é melhor, considerado o consumidor como bom pagador e mais perto de 0, é visto com um score ruim e o perfil de pior pagador.  

Essa nova regra foi criada porque apenas com o cadastro negativo as empresas não conseguiam ter uma visão completa do histórico de pagamentos das pessoas, e só era levado em consideração as dívidas em aberto, ou seja, apenas o lado desfavorável. E agora, com esse novo processo os compromissos honrados também são levados em consideração, assim vendo também o lado positivo dos envolvidos nas consultas. Dessa forma,  resultando em uma análise de risco e crédito mais correta e completa.

É importante ressaltar que a base de dados de cadastros positivos e negativos são diferentes, portanto mesmo que o CPF ou CNPJ esteja negativado eles irão participar também do cadastro positivo, pois nele só é registrado os dados compromissos de pagamentos honrados, e no negativo fica registrado somente as inadimplências. Esses dados são atualizados em tempo real, levando sempre em consideração as últimas  atualizações dos sistemas.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Vela saber que no cadastro positivo serão incluídas as informações do valor total da fatura, o número e o valor das parcelas e como os pagamentos têm sido realizados. Mas os tipos de produtos ou serviços comprados não serão informados. Além disso, as contas que entrarão nesse critério são as de crediários, financiamentos, e de serviços como água, luz e telefone. 

O principal objetivo dessa nova regra é tornar o acesso ao crédito mais fácil para os consumidores, diminuir o custo da concessão de crédito e oferecer juros mais baixos.

Gostou dessa mudança?

Neopag
Bom para quem paga.
bom para quem recebe.

Confira nossos posts:

Como fazer o controle de Fluxo de caixa da loja?
Aproveite a Liberação do FGTS para alavancar suas vendas!
Conheça técnicas de organização de loja e impulsione suas vendas;
Qual a importância do Capital de Giro para o futuro da loja?
Como fazer a precificação dos meus produtos/serviços?

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!