Como aumentar as vendas de um pequeno negócio?

Tem um pequeno ou médio negócio e sente que ele poderia render mais do que atualmente? Então, você chegou no lugar certo! Afinal, pensando em ajudar e orientar os empreendedores como você, nós resolvemos preparar este post, exclusivamente, para destacar algumas dicas e informações fundamentais de como aumentar as vendas, com algumas pequenas estratégias.

Sendo assim, sem mais delongas, comece a leitura, tome nota das dicas mais relevantes para você e comece a implementá-las em sua rotina. Podemos começar?

Entenda quem é seu cliente

Em primeiro lugar, o mais importante é “reconhecer o território”. Ou seja, você precisa entender, de fato, com quem está lidando, quais os seus desejos, suas necessidades, seu poder de compra, seu estilo etc.

Para tornar isso possível, você pode realizar pequenas pesquisas de mercado, ou mesmo, buscar meios internos, como pedir para preencher um formulário de satisfação ao final de cada compra, criar um banco de dados mais completo dos clientes mais fiéis, preparar enquetes, entre outras ideias.

Como dica extra, as próprias redes sociais podem servir como ferramentas úteis para mensurar esses dados e informações, que posteriormente, serão fundamentais para você direcionar as suas estratégias.

Ofereça mais valor do que preço

Nem sempre é um problema se a loja ao lado oferece produtos semelhantes por preços mais baixos. Se você conseguir agregar valores a sua mercadoria para ter certeza de que ela valerá mais do que a da concorrência.

Afinal, os clientes buscam experiências e o preço de compra é apenas um detalhe a mais. Sendo assim, para aumentar as vendas de seu negócio, é fundamental que você consiga separar esses dois conceitos: valor X preço.

O valor se relaciona aos benefícios que o seu produto pode proporcionar ao consumidor, enquanto o preço está meramente limitado ao dinheiro. Ou seja, é como se o valor equivalesse a um investimento (com retorno positivo) e o preço a um custo (apenas para atender a uma necessidade momentânea), entendeu?

Para isso, busque valorizar suas mercadorias e oferecer sempre as vantagens que ela vai proporcionar ao cliente, para que ele perceba que o custo-benefício vale muito mais do que qualquer desconto da loja ao lado.

Relacione-se com o seu cliente

O relacionamento com o cliente é fator fundamental para aumentar as vendas também. No entanto, vale ressaltar que esta estratégia não se limita apenas a realizar um bom atendimento, ok?

Ou seja, receber bem o consumidor, dar a devida atenção e tirar todas as dúvidas durante todo o atendimento é algo básico e acreditamos que, hoje em dia, todo lojista já entende a necessidade disso. O que queremos destacar como relacionamento com o cliente vai além dessas etapas.

Vamos lá! Imagine a satisfação do cliente, ao receber uma mensagem de sua loja, um mês depois de ter comprado algum produto, para saber se está tudo bem, se precisa de algum suporte ou, até mesmo, se é preciso realizar alguma troca.

Ou então, se a sua loja, por meio de banco de dados, conseguir disparar uma mensagem de parabéns pelo aniversário do cliente e oferecer um desconto exclusivo por esse dia? Enfim, são pequenas ações que fazem diferença e, sem dúvidas, vão além do bom atendimento na loja, o que aumenta a aproximação do consumidor e o reconhecimento por parte dele.

Para colocar isso em prática, seguem algumas dicas:

  • Crie um banco de dados: a cada venda, tente obter alguns dados do cliente, como nome completo, data de nascimento, se tem filhos, telefone, e-mail etc. Ah, e claro! Pergunte sempre se ele gostaria de receber novidades, promoções e comunicados por esses canais;
  • Invista no pós-venda: sempre que realizar uma compra, tente realizar ações de pós-venda, como mensagens, ou mesmo, ligações para saber sobre a satisfação dele em relação a sua compra;
  • Fique de olho nas datas especiais: datas comemorativas são sempre uma ótima oportunidade para se relacionar com os clientes e aumentar as vendas, como o Dia das Mães, das Crianças, dos Pais, dos Namorados, Natal e, até mesmo, os aniversários.

Melhore a comunicação com o cliente

Aproveitando o gancho do tópico anterior, ao buscar melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas, é fundamental que a comunicação com ele esteja realmente “redonda”.

Para explicar melhor o que isso significa, o ideal é que você tenha entendido bem a importância lá do primeiro tópico, sobre entender o perfil do cliente. Afinal, quando você sabe com quem está lidando, fica mais fácil falar sobre aquilo que o consumidor procura, entendeu?

Com isso, você consegue trabalhar um tipo de linguagem mais adequado para aquele perfil, oferecer soluções diretas para o que ele precisa e suprir as necessidades que ele busca.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

Mas na prática, como fazer isso? Confira algumas sugestões a seguir e tome nota:

  • Mantenha uma frequência de postagens nas redes sociais, sempre com informações, novidades e conteúdos interessantes para os seus clientes. Para atingir ainda mais pessoas, invista em um site próprio e um blog para informar e atrair novos clientes;
  • Você pode usufruir de ferramentas de comunicação como o WhatsApp, desde que haja planejamento, organização e, principalmente, consentimento da pessoa;
  • Aposte em newsletters para disparar e-mails com conteúdos relevantes.

Antes de finalizar este tópico, vale ressaltar que a comunicação com o cliente precisa ser eficiente, e não necessariamente constante. Ou seja, o uso de todas essas ferramentas e canais online, que temos à disposição hoje em dia, precisam ser trabalhados de forma coerente e estratégica.

Caso contrário, em vez de aumentar as vendas, há grandes possibilidades de se tornar algo indesejável e inconveniente. Portanto, muita cautela e planejamento nesse momento, combinado?

Ofereça produtos e serviços diferenciados e de qualidade

Reforçamos a ideia de que aumentar vendas nem sempre está associada a preços mais baixos. Hoje, cada vez mais, os clientes buscam experiências diferenciadas e essa estratégia deve ser bem trabalhada em sua loja.

Quer um exemplo prático? Mesmo que você trabalhe, exatamente, com os mesmos produtos que o concorrente, ainda assim, é possível oferecer algo diferenciado! Vamos lá!

Imagine que seu negócio seja uma loja de roupas. Para convencer o cliente que vale mais a pena comprar peça em sua loja e não na concorrência, mesmo que os modelos e valores sejam os mesmos, você pode oferecer diferenciais nos serviços, por exemplo, como um desconto no segundo item, um programa de fidelidade, entre outros.

Para ajudar melhor, a gente separou também algumas outras dicas do que pode ser usado para aumentar as vendas, sem necessariamente, precisar mexer nos preços ou nos modelos de produtos. Confira!

  • Invista em programas de fidelidade: ofereça benefícios ou vantagens para clientes que comprem com certa frequência;
  • Feche parcerias estratégicas: busque fabricantes, outras lojas ou prestadores de serviço relacionados ao seu ramo de atuação e ofereça isso em conjunto com suas vendas. Pegando o exemplo da loja de roupas, você pode ao final de uma compra indicar e oferecer desconto no parceiro especializado, como acessórios, bainha, costura etc.;
  • Ofereça serviços diferenciados: uma estratégia fundamental para sua loja se diferenciar e aumentar as vendas, sem precisar mexer em preços, é focar em serviços extras, como suportes, manutenção, trocas, descontos em outros produtos etc.

Facilite os pagamentos

Uma outra estratégia fundamental para aumentar as vendas em um pequeno ou médio negócio é oferecer os mais variados tipos de meios de pagamentos, da mesma forma que trabalham as grandes redes.

E não pense que isso depende de grandes investimentos ou sistemas complexos e caros. Bom, de começo, é primordial que você aceite todas as bandeiras de cartão de crédito e pesquise as operadoras e máquinas com as menores taxas.

No entanto, não pare por aí! Para se ter uma ideia, a cada 3 brasileiros, 1 não tem conta bancária e nem cartão. Ou seja, é muita gente para desperdiçar vendas só por esse detalhe, concorda?

Com isso, a melhor alternativa é investir em um crediário próprio e conseguir faturar com esse perfil de consumidor também. Para explicar melhor como isso é possível (e fácil) hoje em dia, confira a ideia a seguir.

Crediário digital

Ter um crediário próprio, não é mais coisa só das grandes redes de varejo. Hoje, qualquer loja, independentemente do tamanho ou segmento, tem a possibilidade de trabalhar com essa ferramenta, graças a chegada de plataformas de crédito digitais, nas quais o seu negócio pode adquirir um plano e contar com um sistema altamente eficiente, capaz de analisar e avaliar o perfil daquele cliente, saber se ele tem ou não crédito, nome limpo, quanto seria seguro vender a ele, além de poder consultar uma rede exclusiva com outros lojistas para ter informações sobre o histórico da pessoa.

Acredite! Todas essas informações são geradas em segundos e na palma da sua mão, pois, o crediário digital funciona por aplicativo também. Ou seja, segurança e praticidade para aumentar as vendas da loja!

Capacite sua equipe

Por fim, como dica essencial para aumentar as vendas de sua loja, é fundamental que a sua equipe esteja devidamente capacitada e preparada para realizar todas as ações sugeridas ao longo desse guia.

Afinal, seus colaboradores são as peças primordiais de relação com o público e, na verdade, serão eles os principais responsáveis para concluir as negociações, manter o contato eficiente com os clientes e oferecer os diferenciais do seu negócio.

Enfim, essas foram algumas dicas essenciais de como aumentar as vendas em pequenos e médios negócios! Vale reforçar a ideia de que todas essas sugestões precisam ser trabalhadas de forma coerente e adequada e, hoje, um dos facilitadores para o sucesso disso tudo é o uso correto das tecnologias.

Portanto, invista desde as redes sociais até em um sistema de crediário online como sugerimos e, assim, usufrua das infinitas possibilidades que essas ferramentas podem proporcionar à sua loja.

Curtiu? Quer mais dicas de como aumentar as vendas de sua loja? Então, descubra também como precificar seus produtos e serviços.

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!