Descubra como otimizar a análise de crédito da sua empresa!

Uma das estratégias usadas pelas lojas para atrair os clientes e convencê-los a fazer a compra é aplicar uma análise de crédito flexível, que permita que o pagamento do produto seja diluído em suaves parcelas. Algumas lojas grandes obtiveram um crescimento exponencial graças a essa postura, como a Casas Bahia, por exemplo.

Porém, é necessário estabelecer políticas coerentes para essa análise, evitando que o negócio sofra com a inadimplência.

Quer entender como otimizar essa avaliação? Continue a leitura!

No que consiste a análise de crédito?

Explicando de maneira bem simples, é a avaliação que o banco faz da sua situação financeira para entender se você terá condições de pagar o valor solicitado.

A partir dessa qualificação, há uma variação do valor liberado, da taxa de juros cobrada e da quantidade máxima de parcelas que você pode financiar a compra.

Quais aspectos podem otimizar a análise de crédito?

Destacamos aqui alguns fatores importantes que melhoraram a avaliação de crédito da sua loja, por isso, devem ser considerados na hora de estabelecer a política.

Atenção ao cadastro

O cadastro é uma das fases mais importantes para a liberação de crédito, e surpreendentemente, das mais negligenciadas. Manter as informações completas e atualizadas é importante não só para conceder o financiamento, como para a manutenção desse contato posteriormente, além de ajudar no controle das finanças.

Análise dos dados fornecidos

O segundo passo para melhorar a concessão de prazos para pagamento é fazer uma avaliação cuidadosa do histórico desse cliente. É preciso observar se já há alguma restrição atual, assim como os dados financeiros.

Utilização de várias fontes de informação

Para que a classificação de crédito seja precisa, é preciso considerar diversos fatores que falam muito sobre o comportamento de compra e pagamento do consumidor que está pedindo o financiamento.

Por isso, além de uma interpretação eficiente, é importante usar várias fontes, consultando diversos órgãos de proteção (como Serasa e SPC), assim como o Score desse comprador, restrições pendentes, entre outros dados.

Manter uma política de limite de crédito

Cada empresa deve ter a sua própria política de concessão, considerando as suas necessidades e as estratégias para atrair e fidelizar o público-alvo.

Para isso, é necessário mapear e avaliar as regras que o seu negócio valoriza na hora de conceder esse financiamento, classificando os dados dos documentos e analisando cuidadosamente a relevância das informações, a fim de criar padrões para as próximas análises de crédito.

Monitorar as informações

A avaliação não é um processo isolado. Ela deve ser revista constantemente, e isso é possível com a ajuda do monitoramento e controle das regras de política de crédito. Faça simulações constantes com essa política, ajuste o desempenho ao perfil do seu comércio e principalmente, cruze as informações.

Apenas com esse acompanhamento constante é possível avaliar se a concessão está eficiente ou traz prejuízos para a empresa.

Fazer uma análise de crédito cuidadosa evita problemas com o fechamento das contas no final do mês, prevenindo a perdas financeiras e mantendo uma boa relação com os clientes. Essa avaliação deve ser feita em pouco tempo, mas sem abrir mão da eficiência, para garantir bons resultados.

Aproveite que você está pesquisando sobre o assunto e confira este artigo com as vantagens do crédito próprio para a sua loja!

Powered by Rock Convert

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se para receber as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.