Desconto diferenciado? A lei permite?

Mas então o lojista pode cobrar valor diferente para uma mesma mercadoria se o cliente pagar através de cartão de crédito, crediário ou dinheiro por exemplo? Sim, é isso mesmo, pode! A venda parcelada é a forma mais comum para cobrança de juros, haja vista que o cliente, nesta modalidade, está recebendo um crédito para facilitar a compra da mercadoria.

Embora a prática de conceder descontos em razão da forma de pagamento eleita pelo cliente foi considerada, por muito tempo,ilegal, essa realidade mudou a partir da vigência da Lei 13.455 de 26 de junho de 2017. Antes da promulgação dessa lei, entendia-se que ao definir valores desiguais para pagamento com cartão de crédito ou utilizando-se de dinheiro havia a violação dos direitos do consumidor, configurando, portanto, prática abusiva por parte do comerciante.

ebook-crediário-próprio-primeiros-passos-horizontalPowered by Rock Convert

 Com a permissão legal, os lojistas podem conceder descontos maiores, por exemplo, para quitação em dinheiro ou através de outro mecanismo de pagamento, livrando-se das taxas sempre consideráveis das operadoras de cartão de crédito. Mas é preciso ficar atento para a exigência legal de informação, pelo fornecedor, em local e formato visíveis ao consumidor, acerca dos descontos oferecidos em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado. Vale lembrar que o descumprimento dessa obrigação sujeita o fornecedor às mesmas sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Não vacile!

 Mas já que o tema envolve as repudiadas taxas que o comerciante deve desembolsar com as administradoras de cartão de crédito, por que não se livrar definitivamente desses custos e utilizar o sistema da Neopag como meio de pagamento para o seu estabelecimento? A Neopag é o primeiro cartão de loja digital do mundo! Fica a dica!

 Até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais
Compartilhe

Quer receber as nossas novidades por e-mail gratuitamente?

Cadastre-se e receba as nossas novidades por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe!